PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã


Exposição de motivos
1.Propomos a introdução de novas disciplinas semanais - Literacia Financeira e Formação Política, a vertente de comunicação nas aulas de cidadania e redução da carga horária por disciplina. A sua implementação forneceria ao aluno o conhecimento que precisa para que fosse mais fácil gerir as próprias contas e ser politicamente mais ativo, na fase adulta. Já a redução da carga horária permitiria aos estudantes ter a liberdade de fazer mais atividades extracurriculares, alargando o seu conhecimento. Está ainda comprovado que os países onde existe Literacia Financeira, Formação Política, uma carga horária mais reduzida e currículos mais curtos são dos mais desenvolvidos do mundo. Estas competências adquiridas fazem com que haja mais liberdade para agir com consciência e, consequentemente, as pessoas possam ser mais inovadoras, com maior capacidade de criar riqueza para si e para o país. A implementação do tema “Comunicação” e da disciplina de Cidadania permite saber como se devem expressar melhor e como se podem preparar para as exigências da oralidade que regem a vida adulta. 2. Temos como objetivo colocar à disponibilidade dos alunos vouchers para materiais necessários a disciplinas específicas e implementar nas papelarias escolares listas de materiais obrigatórios a preços acessíveis das disciplinas que a escola oferece; melhorar o sistema de escalões e promover bolsas de mérito para estudo no estrangeiro ou longe da casa. Para certas disciplinas são necessários materiais específicos para a realização de trabalhos. Propomos vouchers para aquisição de materiais necessários aos diferentes cursos. Também gostaríamos de implementar listas de materiais obrigatórios às escolas conforme a oferta disciplinar. Isto permitiria a rápida e económica compra de materiais. Com o intuito de promover a equidade, também propomos melhorias no sistema de distribuição por escalões. Acreditamos que todos os alunos dos diferentes escalões deviam ter ajuda financeira, ainda que em graus diferentes, oferecendo a todos as mesmas oportunidades. Finalmente, salienta-se a importância de oferecer bolsas de mérito para estudo no estrangeiro ou longe de casa, no ensino superior, pois, o grande problema dos dias de hoje prende-se com o alojamento e a alimentação. 3. Os projetos Erasmus são de extrema importância no alargamento de conhecimentos, constituindo-se como experiências enriquecedoras para todos os que neles participam. Assim, com esta medida, pretendemos criar um sistema justo de escolha e seleção dos alunos participantes, permitindo que haja uma maioria a experienciar as saídas para outros países. Numa sociedade democrática, com igualdade de oportunidades, os referidos projetos têm de chegar a todos os alunos. Neste sentido, nunca se poderiam repetir os selecionados a fim de alargar o leque de escolhas e de escolhidos. Um aluno mais rico em experiências, será um aluno mais sábio e mais capaz de agir civicamente.


Medidas Propostas
  1. Atualização dos Currículos Escolares, através da criação de novas disciplinas como a Literacia Financeira e a Formação Política. Pretende-se, ainda, a introdução de Cidadania no secundário, com a vertente de “Comunicação” e a redução da carga horária.
  2. Criação de Bolsas de Apoio ao Ensino Secundário/Superior, colocando todos os estudantes em situação de igualdade de oportunidades, independentemente das características económicas, sociais e geográficas. Assim, pretende-se a disponibilização de vouchers em material, a melhoria do sistema de escalões e a criação de bolsas de mérito para acesso ao ensino superior.
  3. Criar oportunidades para que mais alunos possam participar em projetos Erasmus.