PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Aldeia do Souto, Covilhã


Exposição de motivos
O 25 de abril de 1974 abriu caminho para uma maior democratização e diversidade na educação em Portugal. Contribuiu para a construção de uma escola plural, que valoriza a participação ativa dos estudantes, a diversidade de abordagens pedagógicas, e o respeito pela liberdade de expressão e pensamento.

Após o 25 de abril, as políticas educacionais, em Portugal, passaram por mudanças significativas, com o objetivo de democratizar o acesso à educação e torná-la mais inclusiva e igualitária. No entanto, ainda existem desafios a serem superados, para que a educação em Portugal seja considerada ideal.

Para uma escola ser considerada plural e democrática, é necessário desenvolver uma série de práticas e estratégias que promovam a participação ativa de todos os membros da comunidade escolar e garantir que todos os estudantes tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.


Medidas Propostas
  1. As escolas devem ter autonomia para decidirem a sua oferta formativa, tendo em conta os interesses dos alunos e as necessidades do tecido empresarial da região.
  2. Criar espaços de diálogo e escuta ativa dos alunos na escola e nos órgãos locais, para que se sintam parte do processo educativo .
  3. Os alunos devem integrar projetos que contribuam para aproximar a escola da comunidade envolvente.