PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco


Exposição de motivos
É certo que vivemos tempos conturbados pela polarização, pelas desigualdades socioeconómicas e pelos constrangimentos políticos. Vivemos numa época em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, mas só no papel!
Hoje em dia, as lutas são outras, com convicções diferentes de há 50 anos atrás, ditadas pela evolução e dinamismo da sociedade. Assim, comprometemo-nos a lutar contra as desigualdades e as injustiças contemporâneas, retomar os valores de Abril e devolver a dignidade à cultura de todos os povos que coabitam connosco na Escola.


Medidas Propostas
  1. Implementação de cursos trimestrais no 12º ano, opcionais (dentro de um leque de ofertas), mas de frequência obrigatória e com avaliação qualitativa, como por exemplo, de LGP (Língua gestual portuguesa) e SBV (suporte básico de vida),entre outros. Estes cursos atenuavam, assim, as desvantagens que uma patologia ou limitação pode ter na vida escolar dos estudantes afetados e preparava-os para a vida pós-secundário.
  2. Incrementação de uma Delegação Cultural que dinamize a cultura e promova a interculturalidade, com alunos lusófonos e estrangeiros, através de atividades diversificadas que enriqueceriam a comunidade escolar.
  3. Criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno Estrangeiro (GAAE), onde teríamos programas de tutorias e um ano de integração para os mesmos.