PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Alcains, Castelo Branco


Exposição de motivos
Num início de século marcado pela instabilidade, é imperativo trilhar caminhos de mudança assentes na responsabilidade, liberdade e democracia, propondo medidas educativas que estejam sintonizadas com as exigências de um mundo em vertiginosa evolução, reconhecendo e valorizando o papel da educação e dos professores. A primeira medida visa cumprir a valorização preconizada: a escassez de professores em todo o país tem aumentado consideravelmente ao longo dos anos, tendo em conta a longitude de anos da sua carreira, o rendimento financeiro pouco compensatório, a colocação dos mesmos em distritos com uma distância muitas vezes incompatível com o seu quotidiano. Cada vez mais vemos exemplos como Lisboa e Algarve, onde alunos se encontram com disciplinas não lecionadas, devido à falta de professores. Alunos que terão de realizar os exames obrigatórios de acesso ao ensino superior da mesma forma. A atribuição de um subsídio a docentes deslocados nestas zonas poderá ser forma de promover a democracia e a justiça social.
A segunda medida pretende também promover esses valores. Enquanto alunos do secundário sentimos quotidianamente pressão para atingir bons resultados escolares. Quantos de nós, com grande sacrifício das famílias, recorre a explicações? Porém, esta solução não é acessível a todos! Criar um banco de exercícios com correção pública a nível nacional, tornaria o sistema de ensino bem mais equilibrado.

A terceira medida propõe a criação de estágios para os alunos de cursos científico-humanistas, do décimo até ao final do 12º ano. A experiência prática é um catalisador essencial para o desenvolvimento dos jovens, permitindo-lhes explorar o mundo do trabalho e identificar as suas verdadeiras vocações. Ao estabelecer conexões entre a sala de aula e o ambiente profissional, esta medida visa assegurar aos alunos uma perspetiva concreta das diferentes carreiras, incentivando escolhas académicas mais conscientes e alinhadas com as suas aptidões, permitindo que cada aluno encontre um caminho educacional que respeite e valorize as suas habilidades únicas.


Medidas Propostas
  1. Subsídio para professores colocados em zonas com maior escassez de docentes.
  2. Criação de um banco de exercícios com correção pública a nível nacional.
  3. Estágios para os alunos de cursos científico-humanistas.