PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Amato Lusitano, Castelo Branco


Exposição de motivos
Há algo com que todos podemos concordar. O 25 de abril foi decisivo na evolução da nossa nação, particularmente e inclusive no que toca à educação. Podemos ter turmas mistas, disciplinas que fomentam e encorajam o pensamento crítico, valorização da componente tecnológica na formação dos nossos jovens, Professores com qualificações nunca antes disponíveis no sistema de ensino. Contudo, falta fazer tudo o resto.


Medidas Propostas
  1. Laboratórios de Inovação Integrada - Estabelecer espaços inovadores na escola, em parceria com universidades, nos quais os alunos têm a oportunidade de experimentar novas tecnologias, desenvolver soluções para desafios reais da comunidade e explorar ideias criativas. Esses laboratórios não só proporcionariam acesso a tecnologias avançadas, como impressoras 3D, realidade virtual, acesso a diversos mecanismos e ferramentas de inteligência artificial e disponibilização de conteúdos diversos.
  2. Concurso de empreendedorismo social: 25 de abril para a inovação cidadã - Lançar um desafio de inovação social inspirado no espírito do 25 de abril de 1974 em Portugal, no qual os estudantes são desafiados a criar soluções inovadoras para desafios sociais locais. Este concurso vai além do que podemos considerar uma abordagem convencional no que toca a concursos de empreendedorismo já dinamizados, já que integra a herança histórica de Portugal no contexto atual.
  3. Valorização do Trabalho dos Professores - Para além da urgente valorização salarial da carreira docente, há que majorar o trabalho dos Professores deslocados da sua residência. Poderia haver um benefício monetário em relação ao vencimento, um benefício na reforma, ou até um benefício fiscal. É de realçar que esta medida não apenas ajudaria a fazer uma distribuição mais equilibrada dos Professores pelo território português como também poderia promover o reequilíbrio demográfico do território.