PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Agostinho Roseta - UGT


Exposição de motivos
Após a Revolução de abril, Portugal assistiu a alterações significativas na educação, marcadas por um compromisso claro com a equidade democrática no acesso ao conhecimento. Os governantes, conscientes das disparidades educacionais existentes, da elevada taxa de analfabetismo, bem como do ensino elitista, elaboraram políticas assentes no princípio de uma escola para todos, presente na Declaração de Salamanca, derrubando desta forma, as barreiras de acesso ao ensino, garantindo que a educação alcançasse uma maior fatia da população, independentemente, da sua condição física, económica ou nacionalidade.
Mudanças nos currículos, métodos de ensino, avaliação e na estrutura organizacional das instituições de ensino ocorreram para melhor atender às necessidades da população. Essas reformas não só acompanharam a evolução global da educação, mas também fortaleceram a base educacional do país.
No entanto, como a sociedade é um elemento em constante evolução, e a portuguesa não foge à regra, neste momento estamos perante uma sociedade cada vez mais multicultural e multinível sendo necessário a revisão de determinadas áreas curriculares e modus operandis, para que efetivamente a escola seja para todos e de todos.


Medidas Propostas
  1. Formação em Literacia Financeira, dada por especialistas da área ou docentes de economia, direcionada a elaboração de documentos necessários para uma vida adulta entre eles IRS, abrir uma conta, poupanças, empréstimos para continuação de estudos, e gestão de orçamento pessoal. Seria de extrema importância não para os alunos nacionais, mas também para os estrangeiros que chegam e têm de lidar com toda uma nova realidade burocrática e económica.
  2. Projeto Semanas das profissões a acontecer uma vez por período nos anos terminais 9º e 12º anos. Protocolos escolares com empresas locais para que ao alunos pudessem frequentar esses espaços durante período de tempo a definir entre a empresa e a escola de modo a experienciarem o ambiente e as funções profissionais a desempenharem.
  3. Projetos de Cultura Ativa - Desenvolver e implementar projetos educacionais que promovam a compreensão e a valorização das diferentes culturas presentes na comunidade escolar.