PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de Fundão
Exposição de motivos
Uma data tão importante, como a celebração dos 50 anos da revolução de abril de 1974, relembra-nos acima de tudo dos seus valores e das suas conquistas, recordando as gerações mais novas que devem lutar por eles. Viver abril na educação, é educar e ensinar sob os caminhos de uma escola plural e participativa. Infelizmente, tal facto não se tem confirmado… cada vez se observa mais: alunos com falta de professores, aumento do insucesso escolar, ausência de valores éticos, morais e respeito, jovens sem entusiasmo relativamente à profissão de professor, professores sem condições para viver ou que se encontram longe de casa e das suas famílias, instabilidade de horários, salários mal remunerados e não adaptados ao custo de vida em Portugal, falta de investimento na educação e necessidade de reformulação dos programas. Estes são apenas alguns dos problemas que podem ser identificados com facilidade e devem tentar ser resolvidos com urgência. As nossas medidas têm a preocupação de incentivar os jovens a participarem mais na sociedade e a melhorar os problemas referidos anteriormente. A primeira medida surge no sentido de valorizar a profissão de professor através de medidas de promoção e captação que visem beneficiar este setor em prol do seu bem-estar mental, social e económico. Trata-se de algo urgente tendo em conta os problemas que a profissão tem vindo a enfrentar. A segunda tem o intuito de incutir os valores de abril nos jovens, dando-lhes conhecimento e ferramentas para que estes se tornem cidadãos conscientes, ativos e acima de tudo com valores de liberdade e democracia. Seriam abordados temas como: literacia política e constitucional, o que são partidos políticos, pensamento crítico, direito, entre outros. Por fim, com a nossa terceira medida pretendemos oferecer uma melhor preparação aos alunos para o seu futuro académico e profissional, dando-lhes ferramentas verdadeiramente úteis, que melhorem a sua capacidade de oratória, redação, organização, trabalho em equipa, comunicação, entre outros.
Medidas Propostas
- Dar maior estabilidade ao corpo docente nas escolas, dando preferência à área de colocação na área de residência. Caso isto não se possa verificar, atribuir subsídios adequados, preferencialmente de alojamento ou transporte.
- Promover os princípios do 25 de abril, através de exposições, palestras, workshops e webinares sobre temas atuais para sensibilizar a comunidade escolar para os seus direitos e deveres. Estas seriam dinamizadas por entidades ligadas aos temas correspondentes.
- Renovação do sistema de ensino atual, com o ajustamento dos programas, mais adaptados ao mercado de trabalho atual e futuro, com menos carga horária.