PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Fundão


Exposição de motivos
Uma data tão importante, como a celebração dos 50 anos da revolução de abril de 1974, relembra-nos acima de tudo dos seus valores e das suas conquistas, recordando as gerações mais novas que devem lutar por eles. Viver abril na educação, é educar e ensinar sob os caminhos de uma escola plural e participativa. Infelizmente, tal facto não se tem confirmado… cada vez se observa mais: alunos com falta de professores, aumento do insucesso escolar, ausência de valores éticos, morais e respeito, jovens sem entusiasmo relativamente à profissão de professor, professores sem condições para viver ou que se encontram longe de casa e das suas famílias, instabilidade de horários, salários mal remunerados e não adaptados ao custo de vida em Portugal, falta de investimento na educação e necessidade de reformulação dos programas. Estes são apenas alguns dos problemas que podem ser identificados com facilidade e devem tentar ser resolvidos com urgência. As nossas medidas têm a preocupação de incentivar os jovens a participarem mais na sociedade e a melhorar os problemas referidos anteriormente. A primeira medida surge no sentido de valorizar a profissão de professor através de medidas de promoção e captação que visem beneficiar este setor em prol do seu bem-estar mental, social e económico. Trata-se de algo urgente tendo em conta os problemas que a profissão tem vindo a enfrentar. A segunda tem o intuito de incutir os valores de abril nos jovens, dando-lhes conhecimento e ferramentas para que estes se tornem cidadãos conscientes, ativos e acima de tudo com valores de liberdade e democracia. Seriam abordados temas como: literacia política e constitucional, o que são partidos políticos, pensamento crítico, direito, entre outros. Por fim, com a nossa terceira medida pretendemos oferecer uma melhor preparação aos alunos para o seu futuro académico e profissional, dando-lhes ferramentas verdadeiramente úteis, que melhorem a sua capacidade de oratória, redação, organização, trabalho em equipa, comunicação, entre outros.


Medidas Propostas
  1. Dar maior estabilidade ao corpo docente nas escolas, dando preferência à área de colocação na área de residência. Caso isto não se possa verificar, atribuir subsídios adequados, preferencialmente de alojamento ou transporte.
  2. Promover os princípios do 25 de abril, através de exposições, palestras, workshops e webinares sobre temas atuais para sensibilizar a comunidade escolar para os seus direitos e deveres. Estas seriam dinamizadas por entidades ligadas aos temas correspondentes.
  3. Renovação do sistema de ensino atual, com o ajustamento dos programas, mais adaptados ao mercado de trabalho atual e futuro, com menos carga horária.