PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Sertã


Exposição de motivos
O acesso à educação e a cultura é um direito consagrado na nossa CRP. O sistema educativo português garante a inclusão e a pluralidade. No entanto, o dia-a-dia nas escolas mostram que temos um longo caminho por concretizar, nomeadamente, o acolhimento de alunos provenientes de outras geografias (com cultura, religião, modos de vida distintos…); falta de recursos humanos (docentes, técnicos superiores de educação); e o apoio e inserção dos estudantes com necessidades educativas especiais.


Medidas Propostas
  1. Comemoração da semana da pluralidade, uma atividade anual destinada à apresentação das culturas que compõem as escolas. No âmbito da mesma, realização de diferentes atividades de cariz cultural como, por exemplo, debates, exposições e palestras que celebrem e respeitem as diferenças individuais.
  2. Dotar as escolas de Recursos Humanos (Técnicos Superiores), principalmente de educadores sociais, com o intuito destes ajudarem na adaptação dos alunos e das suas respetivas famílias ao novo espaço escolar, meio e cultura.
  3. Estimular a participação dos alunos nos vários projetos e/ou atividades propostas nos agrupamentos, através da criação de um estímulo ou mérito para os trabalhos com maior qualidade, permitindo a busca da excelência. Este mérito pode consistir num prémio monetário para gastos escolares, vouchers de livros ou outros e oportunidades com valor pedagógico (ex. Universidade Júnior, …).