PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária D. Afonso III, Vinhais


Exposição de motivos
O nosso Projeto para o Parlamento dos Jovens, baseado no tema “Viver ABRIL na educação: caminhos para uma escola plural e participativa” não é apenas um conjunto de medidas que talvez um dia cheguem a Lisboa, que talvez um dia sejam ouvidas ou apenas ignoradas. O nosso Projeto vai muito para além disso. Tem como objetivo fomentar a mudança.
Num contexto onde a vontade dos jovens é uma força transformadora, almejamos criar uma educação mais inclusiva e participativa. Acreditamos que o legado do 25 de abril nos convoca a construir uma escola que promova a diversidade de ideias, refletindo a pluralidade da nossa sociedade. Não nos queremos limitar a uma rotina quotidiana e aos seus próprios problemas, aceitando imperfeição que é o mundo. Queremos que as nossas vozes sejam ouvidas. Nós, aqueles que ainda não são adultos, mas também já não são crianças, que procuram encontrar a sua identidade e que têm grandes ideais para mudanças, foi nos dada a oportunidade de falar. Queremos parar de gritar para sermos ouvidos, queremos soluções práticas porque não nos contentamos apenas com promessas. Defendemos a necessidade de uma educação que estimule o pensamento crítico.
Acreditamos que ao moldar a educação com base nos valores de abril, estamos a construir não apenas uma escola, mas um ambiente formativo de excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos jovens como cidadãos ativos na sociedade. O futuro está na nossa mão, e por isso, ambicionamos acabar com o preconceito, tornar a sociedade inclusiva, igualitária e ensinar a cuidar do próximo. "Devemos ser livres não porque reivindicamos a liberdade mas porque a praticamos" - William Faulkner.


Medidas Propostas
  1. Criação de programas de preparação para a vida adulta e profissional nas escolas, abordando temas económicos e políticos.
  2. Reavaliar os programas curriculares e implementar avaliações diversificadas nas escolas, adaptadas às necessidades individuais de cada estudante.
  3. Produção de livros multiformato através da adaptação de obras literárias do PNL, em diferentes formatos, promovendo a participação/inclusão de todos os alunos através da leitura equitativa.