PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Macedo de Cavaleiros


Exposição de motivos
Viver abril na educação pressupõe olhar para uma escola plural onde é imprescindível reconhecer e respeitar a diversidade de perspetivas, culturas e identidades na sala de aula. Para tal o convite à participação ativa de todos é o caminho a seguir. Acreditamos que a escola é de todos e para todos; todos os alunos devem participar nesta, com as suas perspetivas, opiniões.
É, pois, pertinente estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a expressão de ideias, perguntas e debates e incorporando métodos pedagógicos que envolvam os alunos de forma prática, como projetos de grupo, apresentações e discussões em sala de aula.
Foram muitas as reformas no ensino, umas melhores do que outras, porém todas tentaram centrar no aluno um protagonismo onde este se constrói como cidadão de um mundo global e sustentável. Óbvio que as novas tecnologias abriram horizontes sem fim, ampliaram o acesso à informação e criaram ambientes de aprendizagem interativos. São várias as plataformas online e os recursos digitais que apoiaram e apoiam a colaboração e a troca/partilha de ideias entre os alunos. A integração de conceitos de cidadania global no currículo, fomentou a consciência sobre questões sociais e culturais, promoveu a empatia e o entendimento mútuo entre os alunos destacando a interconexão entre as comunidades locais e globais. É importante valorizar e cultivar uma escola que implemente estratégias de avaliação formativa, que incentive o desenvolvimento/crescimento autónomo e colaborativo dos alunos; é urgente valorizar a reflexão no processo de aprendizagem, proporcionando um feedback construtivo e impulsionador de novas pesquisas. Abril abriu a porta a um leque de oportunidades educacionais que, evoluiu rumo a uma escola que estabelece parcerias com a comunidade local, com os pais e encarregados de educação. Uma escola que garanta uma educação inclusiva, acessível a todos, que respeite a diversidade e as necessidades/especificidades de todos os alunos, e promovendo a equidade no acesso às oportunidades educacionais.
Defendemos uma escola que aposte no desenvolvimento de competências socio emocionais; que dinamize programas que visem o desenvolvimento das habilidades socio emocionais dos alunos, como a inteligência emocional, a resolução de conflitos, a consciência de sermos um todo que pensa, sente e ama.
Estes são os pilares, os caminhos que a escola deve seguir tornando-se uma escola mais plural, mais participativa promotora do desenvolvimento integral de todos os alunos.


Medidas Propostas
  1. Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo a expressão de ideias, perguntas e debates e incorporando métodos pedagógicos que envolvam os alunos de forma prática, como projetos de grupo, apresentações e discussões em sala de aula.
  2. Integrar a cidadania global no currículo, fomentndo a consciência sobre questões sociais e culturais, promovendo a empatia e o entendimento mútuo entre os alunos destacando a interconexão entre as comunidades locais e globais. É importante valorizar e cultivar uma escola que implemente estratégias de avaliação formativa, que incentive o desenvolvimento/crescimento autónomo e colaborativo dos alunos; é urgente valorizar a reflexão no processo de aprendizagem
  3. Abril abriu a porta a um leque de oportunidades educacionais que, evoluiu rumo a uma escola que estabelece parcerias com a comunidade local, com os pais e encarregados de educação. Uma escola que garanta uma educação inclusiva, acessível a todos, que respeite a diversidade e as necessidades/especificidades de todos os alunos, e promovendo a equidade no acesso às oportunidades educacionais.