PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé


Exposição de motivos
A escola deve não só ensinar conteúdos, mas também formar os alunos enquanto cidadãos responsáveis, tolerantes e justos.
Devem ser implementas aulas mais práticas, uma cidadania ativa, baseadas em valores democráticos, que permitirão ao aluno valorizar e respeitar o outro, bem como, a sociedade, tendo em conta os interesses e as necessidades de cada um e da comunidade escolar.
O desenvolvimento destas práticas em contexto educativo, possibilitará aos alunos participarem de forma ativa e construtiva nas atividades propostas, melhorarem as relações entre pares, de forma cooperativa e solidária, conhecerem os seus direitos e deveres, pensarem de forma crítica, responsável e resolver os conflitos, com o objetivo de melhorar a vida comum.
O mundo atual é um mundo multicultural onde diferentes culturas interagem e se confrontam. Diferentes atitudes, valores, hábitos, línguas, religiões, têm que ser tidas em conta como um aspecto positivo da evolução humana. É isso que nos enriquece e nos molda enquanto indivíduos. O contacto com a diferença torna-nos mais capazes, mais experientes e com maior capacidade reflexiva.
No entanto, nem sempre este facto tem sido encarado como um aspeto favorável ao desenvolvimento de uma sociedade harmoniosa.
Nos dias de hoje ainda existe uma grande lacuna no que toca à questão do envolvimento parental na escola, da relação da escola com a família ou até mesmo da participação dos pais e encarregados de educação no seio da comunidade escolar. Muitas vezes e em muitos casos, as práticas de comunicação, o envolvimento dos pais/ encarregados de educação no apoio educativo aos filhos e a sua participação em grupos de consulta trazem, regra geral, mais benefícios para a aprendizagem dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Reorganização Curricular com disciplinas mais abrangentes, preparando os alunos para a vida e para a sociedade de hoje.
  2. Criação, nas escolas, de um espaço de debate/ partilha, sobre o mundo multicultural.
  3. Sensibilização para uma maior participação/ envolvimento dos Encarregados de Educação nas escolas, através da constituição de um Conselho Geral de pais.