PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Mogadouro


Exposição de motivos
Alterar a legislação de acesso ao ensino superior com vista a garantir as mesmas oportunidades a todos os alunos independentemente onde residam.

Criar espaços materiais e flexibilizar os horários dos alunos para estes desenvolverem competências sociais e outros conhecimentos.

Alterar a lógica de desenvolvimento do país de forma a torná-lo mais coeso e mais sustentável em todas as regiões e setores de atividade.


Medidas Propostas
  1. Da leitura dos resultados dos exames nacionais observa-se que nas escolas públicas e privadas do litoral e grandes cidades, os alunos obtém em média melhores resultados, o que lhes permite concorrer para os cursos mais procurados. As alterações, por nós, propostas ao modelo de acesso poderiam passar pela seleção da própria universidade/curso, pela existência de um aprova nacional que fosse organizada em moldes diferentes ou apenas a realização de exames nas disciplinas específicas.
  2. O objetivo é criar nas escolas outros espaços que não apenas áreas de lecionação e trabalho escolar para professores e alunos.
    Propomos a criação de auditórios, mediatecas e outros, onde todos os membros da comunidade escolar possam desenvolver capacidades no âmbito da música, do teatro e do debate público.
  3. Defendemos como forma de criar uma sociedade mais inclusiva e sustentável o desenvolvimento de uma política que dê as mesmas oportunidades a todos os habitantes das diferentes regiões do país, criando nas zonas mais deprimidas e envelhecidas políticas de desenvolvimento que leve à fixação de empresas inovadoras que possam remunerar bem os seus colaboradores com vista à fixação dos jovens, evitando-se assim a emigração. O estado deve começar por dar o exemplo descentralizando serviços públicos.