PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional CIOR


Exposição de motivos
Medida 1: Ajudar os professores que se encontram deslocadas a mais de 100km das suas residências.
Esta medida visa atrair um maior número de jovens para o ensino, face ao baixo número de licenciados na área. Portugal apresenta um elevado número de professores próximo da reforma e o número de estudantes que se formam nas universidades tem sido insuficiente para preencher os lugares vagos em algumas disciplinas centrais.

Medida 2: Criar um módulo inserido na disciplina de Matemática com o objetivo de ajudar os adolescentes/jovens a compreender conceitos básicos de gestão financeira no seu quotidiano. A falta de literacia financeira impede que os jovens, na sua vida ativa, tomem as decisões mais acertadas, não reconhecendo oportunidades de negócio.

Medida 3: O intuito desta medida é ajudar os jovens na escolha do seu percurso escolar, por forma a encontrarem a sua vocação profissional. Para que a escolha vá ao encontro dos interesses do aluno, propõem-se que sejam os municípios, como entidade externa, através dos seus técnicos especializados a ajudar os jovens neste processo de decisão.


Medidas Propostas
  1. Ajudas de custo de transporte e/ou habitação aos professores deslocados;
  2. Criar um módulo na disciplina de Matemática sobre Gestão Financeira a partir do 7ºano de escolaridade;
  3. A Orientação Vocacional dos jovens do 9ºano ser da responsabilidade de uma entidade externa às escolas.