PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Vila Verde


Exposição de motivos
A nossa sociedade encontra-se em constante mudança e os valores e os princípios que esta defende, valoriza e veicula, vão-se alterando, influenciando a vida em sociedade e as suas organizações. A DEMOCRACIA é a força mais poderosa de que dispomos para construir sociedades participativas, inclusivas, sustentáveis e mais resilientes face aos problemas que hoje enfrentámos.

Com a revolução de 25 de abril de 1974 inúmeras mudanças aconteceram, colocando interrogações ao futuro da educação e obrigando a repensar o papel da escola. A escola e a educação são hoje o meio mais eficaz de combater as atitudes discriminatórias, criando comunidades abertas, participativas e solidárias. A educação é o fator determinante na integração plena de um cidadão, assumindo as suas diferenças. É uma realidade que o caminho é longo e não é fácil, mas nós jovens achamos que é possível e necessário se queremos construir uma sociedade mais justa, mais democrática e mais equitativa.


Medidas Propostas
  1. Criação na escola de um “Clube de Debate” para reflexão sobre os problemas da comunidade escolar que, em conjunto com as entidades locais, pretende estudar, analisar e resolver os problemas que forem surgindo.
  2. Criação de um grupo de alunos, voluntários, que promovam, na escola e na vila/concelho, ações de reciclagem, limpeza de margens de rios e lixos em espaços públicos. Este grupo terá a missão de fazer da comunidade escolar um exemplo de defensores do ambiente, contribuindo assim para o bem-estar e preservação ambiental.
  3. Criação de um grupo de voluntários que acompanhem os novos alunos estrangeiros bem como jovens portadores de qualquer deficiência na escola. Este grupo acompanharia e ajudaria à integração dos colegas, auxiliando quer na aprendizagem da nossa língua quer em áreas disciplinares e integração na comunidade, contribuindo assim para uma escola inclusiva abrindo oportunidades para uma boa caminhada estudantil para todos.