PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de S. Bento, Vizela


Exposição de motivos
Em Portugal, há quase 145 mil alunos estrangeiros nas escolas públicas. Para que a escola se torne um local inclusivo propõe-se uma medida assente na interculturalidade: a criação de uma plataforma digital voltada para a divulgação da cultura portuguesa, mas também da cultura dos estudantes estrangeiros. Digitalmente, criar-se-ia uma comunidade de partilha de diferentes idiomas, músicas, gastronomias e todo o tipo de costumes. Acompanhando a evolução das novas tecnologias e alargando o conhecimento, esta medida estimularia a empatia dos portugueses, combateria a discriminação e tornaria o ambiente escolar mais agradável.
O 25 de abril é uma revolução que representa um grito de liberdade contra a tirania. Para que aprendamos a exercer os nossos direitos, propõem-se um apelo ao voto consciente através de ações de formação gratuitas para alunos próximos da idade mínima para votar. Os estudantes teriam a possibilidade de se inscreverem para sessões com formadores capazes de os elucidar das variadíssimas ideologias políticas. Desta forma, os alunos desenvolveriam o pensamento crítico, ficando mais aptos para a participação ativa na vida política do país.
A aprendizagem evolui com o andar dos tempos, logo toda a didática, estratégias pedagógicas, ferramentas (digitais) e os professores devem estar numa constante inovação pedagógica. Por isso, é necessária que as infraestruturas das escolas se ajustem também a estas novas realidades. A Future Classroom Lab permite aos professores articular conteúdos e estratégias em ambientes diferentes de aprendizagem, promovendo assim competências, soft skills, como a retórica, a investigação, a criação de conteúdos… estes são os caminhos propostos para uma escola plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. Criar salas de aulas do futuro (Future Classroom Lab)
  2. Apelo ao voto consciente através de ações de formação gratuitas para alunos próximos da maior idade
  3. Criação de uma plataforma digital voltada para a divulgação da cultura portuguesa e da cultura dos estudantes estrangeiros