PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto


Exposição de motivos
A comemoração dos 50 anos da Revolução do 25 de abril coloca à discussão em que medida os valore de Abril e os objetivos que conduziram à revolução são conhecidos, nomeadamente pelos mais novos e principalmente são alvo de discussão critica. Daí a nossa primeira medida ir de encontro à necessidade de aprofundar o conhecimento dos valores de Abril, num momento em que alguns destes valores são cada vez mais postos em causa, compreender a importância da liberdade, um dos valores de Abril é crucial, e quando falamos de liberdade é liberdade individual mas também liberdade de imprensa por exemplo. Sem liberdade de pensamento e de imprensa muitas das questões como corrupção, genocídio limitações aos direitos dos cidadãos não seriam conhecidos e discutidos, como podemos comprovar com as crescentes denuncias de corrupção em Portugal, coma violação dos direitos do Homem, na situação das guerras da Ucrânia e da Palestina. Mas não só discutir Abril é discutir os objetivos, os sonhos de um futuro melhor com a criação de um país onde toda a população tivesse direito a uma habitação condigna, a um sistema de saúde universal e de qualidade, onde a educação pública fosse uma realidade que permitisse a todos o acesso a uma educação de qualidade que funcionasse como uma forma de promoção da igualdade social. Cinquenta anos depois o que se alcançou e o que é que ainda falta fazer é essa discussão que nós propomos.
Na segunda medida e porque esse era também um objetivo de Abril propomos a criação e e/ou aprofundamento da participação dos alunos na vida da escola através da criação de Assembleias de Alunos em cada escola. Já existem em algumas escolas, a nossa é um exemplo disso, mas em muitas outras isso não acontece. De qualquer forma mesmo nas escolas onde existem os alunos discutem o que os preocupa mas, depois, as propostas deles nem sempre são levadas em conta. Ninguém melhor do que os próprios alunos para saber o que os preocupa e o que pretendem e isso leva-nos também à terceira medida possibilitar aos alunos intervir de forma mais direta no seu percurso escolar tendo uma palavra a dizer nas propostas de disciplina de opção para o 12º ano. No fundo são eles que vão frequentar as diferentes disciplinas e, portanto, devem ser ouvidos de forma mais direta. A participação cívica deve ser cada vez mais uma realidade e menos um conceito que aparece nos documentos mas, que está excluído da realidade. Nós queremos ter uma palavra a dizer porque é o nosso presente e o futuro que está em jogo.


Medidas Propostas
  1. Integração no Plano Anual de cada Escola atividades a serem realizadas anualmente que permitam discutir e conhecer os valores da Revolução de Abril.
  2. Promover a criação e /ou aprofundamento de Conselhos/assembleias de estudantes que incentivem a participação dos alunos na discussão e aprovação de medidas que contribuam para a resolução dos problemas que os preocupam.
  3. Envolver os alunos na discussão e escolha das disciplinas a frequentar nomeadamente no que diz respeito às opções para o 12º ano.