PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional Amar Terra Verde


Exposição de motivos
Uma das mudanças mais marcantes dos últimos anos em Portugal foi sem dúvida a democratização do acesso à educação.
Antes da Revolução, o sistema educacional em Portugal era caracterizado por desigualdades e limitações de acesso, com taxas elevadas de analfabetismo. A implementação de políticas inclusivas e o aumento do investimento na educação proporcionaram uma maior equidade, permitindo que mais pessoas tivessem acesso à educação básica e superior.
A diversificação do currículo também foi um aspeto notável dessa evolução. A introdução de disciplinas que abordam temas sociais, culturais e cívicos contribuiu para uma educação mais abrangente e alinhada com as necessidades de uma sociedade em transformação. A inclusão de disciplinas que promovem valores como cidadania, direitos humanos e sustentabilidade reflete a busca por uma educação mais ampla e relevante.
Outro ponto importante é a descentralização da gestão educacional. Antes, o sistema educacional era centralizado e controlado de maneira autoritária. Após o evento de abril, houve esforços para descentralizar a administração escolar, proporcionando maior autonomia às escolas e incentivando a participação de professores, alunos e pais nas decisões educacionais.
No entanto, é crucial reconhecer que o percurso não foi, nem é, isento de desafios. As mudanças políticas e sociais trouxeram consigo ajustes complexos no sistema educacional, incluindo a necessidade de adaptação de professores, a implementação de novas práticas pedagógicas e a gestão de recursos limitados.
O desafio agora reside em aproveitar os avanços conquistados e enfrentar os desafios emergentes, garantindo que a escola continue a ser um espaço dinâmico e inclusivo, capaz de preparar os alunos para os complexos desafios do século XXI. A reflexão sobre esse percurso histórico deverá servir de inspiração a moldar o futuro da educação com base em princípios de equidade, participação e excelência.


Medidas Propostas
  1. Incentivo à participação ativa dos alunos: É crucial promover a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Incentivar discussões em sala de aula, projetos práticos e atividades extracurriculares pode estimular o interesse e a compreensão dos estudantes. Além disso, a criação de espaços para que os alunos expressem suas opiniões e sugestões sobre o ambiente escolar pode contribuir para um ambiente mais inclusivo e envolvente.
  2. Acesso equitativo à tecnologia e recursos educacionais: Numa era digital, é essencial garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo a recursos educacionais e tecnologia. Proporíamos medidas para fornecer dispositivos eletrónicos aos alunos, garantindo que a conectividade à internet seja amplamente disponível. Isso ajudaria a reduzir as disparidades no acesso à informação e a preparar os alunos para um mundo cada vez mais tecnológico.
  3. Promoção de programas de orientação e aconselhamento: Muitos estudantes enfrentam desafios académicos e emocionais durante sua jornada educacional. A implementação de programas de orientação e aconselhamento pode fornecer apoio aos alunos, ajudando-os a lidar com questões académicas, tomadas de decisões sobre carreira e questões emocionais. Profissionais qualificados poderiam orientar os alunos nas suas escolhas e fornecer ferramentas para lidar com o stress e as pressões.