PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso


Exposição de motivos
As medidas apresentadas pelos deputados da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso visam reforçar a importância dos direitos resultantes do 25 de Abril ao nível da educação, envolvendo todos os intervenientes, alunos, docentes, não docentes e toda a comunidade escolar. Focando -se numa educação inclusiva, respeitadora e que reflete os valores de abril.


Medidas Propostas
  1. No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tornar obrigatório para o 12.º ano o tema: Instituições e Participação Democrática, com o objetivo de promover a cultura democrática nas escolas. Além disso, noutros temas relacionados com a educação financeira, a ciência política, entre outros, no âmbito dessa disciplina, haver a possibilidade de as aulas serem lecionados por docentes com formação especializada nessas áreas temáticas.
  2. Criar uma assembleia de escola, constituída por professores representantes de cada departamento e alunos da Associação de Estudantes, com o objetivo de analisar os problemas e propor soluções para melhorar as dinâmicas em contexto de sala de aula, melhorando, assim, o desempenho dos alunos.
  3. Criação de um grupo de alunos que com a ajuda dos professores, do Gabinete do Aluno e dos psicólogos escolares, que terá como objetivo dar a conhecer o espaço escolar a novos alunos, juntamento com a criação de uma linha nacional de apoio às vítimas de Bullying e discriminação.