PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio do Ave


Exposição de motivos
O projeto de recomendação da nossa escola, foca-se, essencialmente, em algumas áreas que, acreditamos, carecem de uma maior atenção para preparar os jovens para uma vida adulta de sucesso. Áreas como as finanças, a capacidade de comunicação e a motivação, que está na base do sucesso da aprendizagem, são nucleares para criar condições e oportunidades para um futuro promissor. Estas competências devem estar ao alcance de todos e não apenas dos alunos que tiveram a sorte de frequentar a escola A, B ou C que, por acaso, tem mais iniciativas. Não! Estas devem ser medidas igualitárias e inclusivas nesta escola de liberdade que herdamos da revolução de Abril.


Medidas Propostas
  1. As capacidades técnicas dos jovens são ainda mais valiosas quando aliadas com as tão conhecidas “Soft Skills”. Propomos a realização de uma atividade semanal, de caráter opcional, destinada aos alunos do 9° ao 12° ano, intitulada Gestão Pessoal e Profissional (GPP). Seriam introduzidos 4 grandes temas:1. Gestão de tempo 2. Competências para o mercado de trabalho.3. Importância do bem estar e saúde mental. 4. Literacia Financeira. A última seria obrigatória, das restantes escolhiam duas.
  2. Criamos o FEN, Fórum Educativo Unificado: promovemos o apoio mútuo entre os estudantes, tanto dentro quanto fora das salas de aula, cada um de nós tem habilidades e conhecimentos únicos. Ao compartilharmos esses recursos uns com os outros, criamos um ambiente de aprendizagem onde as fraquezas individuais podem ser compensadas pelas forças coletivas. Estudar em conjunto não apenas fortalece o entendimento de temas complexos, mas também cultiva um espírito de comunidade e colaboração entre alunos.
  3. Propomos aperfeiçoar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, através da formação de professores. O objetivo será tornar a disciplina mais uniforme para todos os alunos do país e a formação passaria por: Conceitos e princípios da cidadania (A falta de articulação pode levar a que a cidadania seja ensinada de forma fragmentada e desconexa) ;Metodologias de ensino adequadas (de forma ativa e participativa) e Abordagem transversal da cidadania (de encontro à realidade socioeconómica dos alunos)