PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Caldas das Taipas, Guimarães


Exposição de motivos
Celebrar e viver o espírito de Abril nas escolas em Portugal pode ser uma experiência enriquecedora, para refletir sobre os valores da Revolução dos Cravos, promover a cultura escolar, e tornar a escola mais participativa e inclusiva.
Nós propomos três medidas que promovem a equidade, a quebra de barreiras sociais, a aceitação e a compreensão das diferenças e permitem antecipar o que nos espera quanto aos papéis sociais que esperamos no futuro. Do mesmo modo, se implementadas, vão ajudar a construir uma comunidade escolar mais compreensiva, um ambiente seguro e solidário, onde se podem partilhar experiências e desafios. Ao partilhar o conhecimento do diferente na educação, diversidade de culturas, perspectivas e identidades, estamos a investir não apenas no nosso crescimento individual, enriquecendo as nossas experiências educativas, preparando-nos para um mundo cada vez mais globalizado, onde a compreensão mútua é essencial, mas também na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Se uma escola plural e participativa é aquela que valoriza a diversidade, reconhece e respeita as diferenças entre os alunos, professores e demais membros da comunidade, garantindo que todos nós, independentemente das nossas características, tenhamos acesso a oportunidades educacionais de qualidade, então achamos que a escola deveria ser mais dinâmica, criando novos projetos para um maior desenvolvimento pessoal e académico de todos nós, apostando na integração da temática literária política e na criação de grupos/clubes de debate na disciplina de Cidadania, realizando Assembleias de alunos onde se reflita sobre problemas que sentimos com as atividades letivas, com a comunidade escolar, e do mesmo modo agentes participantes na resolução dos problemas; organizando campanhas e debates regulares para consciencializar sobre questões limite de natureza ético-política, social, ambiental, cultural, para uma melhor compreensão da mundividência escolar em particular e do mundo em geral; convidando os alunos das universidades e dos diferentes cursos a partilhar as suas experiências e receios que vivenciaram durante o tempo do secundário, e esclarecer sobre as várias saídas profissionais no mundo do trabalho; e para terminar incluir no currículo dos cursos Científico-Humanísticos estágios para adquirirmos ferramentas e experiência na área vocacional do nosso interesse.


Medidas Propostas
  1. Restruturar a disciplina de AOE/Cidadania.
  2. Implementar estágios nos cursos Científico – Humanísticos.
  3. Promover a interculturalidade entre alunos.