PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Santos Simões, Guimarães


Exposição de motivos
O dia 25 de Abril de 1974 foi um marco na história recente de Portugal. Acabou com a ditadura do Estado Novo em Portugal. Ditou o fim de um ciclo de guerra, repressão e isolamento e abriu caminho para a Liberdade, a Democracia, a Europa. Com efeito, os valores de uma sociedade livre, plural e democrática devem ser continuamente defendidos e preservados, tendo a escola um lugar de destaque nesta missiva. Se queremos um país nesses moldes, então a escola deve ser o primeiro lugar onde os nossos jovens estudantes vivenciam esses valores, pondo em prática um conjunto de iniciativas e comportamentos democráticos, através da aceitação da divergência, da tolerância e da Liberdade de expressão. Neste sentido, propomos um conjunto de medidas para tornarem a escola mais plural e participativa.


Medidas Propostas
  1. “Viver Abril em Democracia” - envolvimento dos alunos na elaboração do Projeto Educativo da sua escola/agrupamento, dando voz às suas ideias e à escola que pretendem construir.
  2. “Viver Abril através da Participação informada” - criação de um podcast que aborde temas relacionados com a política, a transmitir na rádio e noutros canais disponíveis na escola/agrupamento. O podcast seria traduzido em Inglês para permitir a sua compreensão por parte dos alunos estrangeiros.
  3. “Viver Abril com Inclusão” - criação de um grupo de voluntários nas escolas/agrupamentos para acolher os alunos novos, as suas origens e culturas, para celebrar a diferença e promover a inclusão, o diálogo intercultural e a diversidade.