PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Martins Sarmento, Guimarães


Exposição de motivos
1- Diminuição do peso da nota final dos exames no ensino secundário para o acesso ao ensino superior e valorização do percurso escolar secundário.
Argumentos:
1.1- Equilíbrio na Avaliação: Reduzir o peso dos exames finais para o acesso ao ensino superior pode ajudar a equilibrar a avaliação, considerando não apenas o desempenho num único teste, mas sim o progresso e o esforço do aluno ao longo do ensino secundário incluindo a participação em atividades extracurriculares e outras formas de aprendizagem.
1.2- Redução da Pressão nos Alunos: A diminuição do peso dos exames pode ajudar a reduzir a pressão sobre os alunos, que muitas vezes enfrentam um grande stress durante o período de preparação para os exames finais.
1.3- Estímulo ao Desenvolvimento Holístico: Valorizar o percurso escolar secundário incentiva os alunos a envolverem-se numa variedade de atividades educacionais e extracurriculares, promovendo um desenvolvimento holístico que vai para além do mero desempenho em testes padronizados.
1.4- Inclusão de Diferentes Habilidades e Talentos: Nem todos os alunos têm as mesmas habilidades ou destacam-se em testes padronizados. Ao valorizar o percurso escolar, o sistema educacional reconhece e inclui uma variedade de habilidades, talentos e interesses dos alunos.
1.5- Redução da Ênfase no "Ensino para o Teste": Uma menor ênfase nos exames finais pode ajudar a reduzir a tendência de "ensino para o teste", onde o currículo é estruturado principalmente em torno do conteúdo que será avaliado nos exames, em detrimento de outras formas de aprendizagem e habilidades.
1.6- Foco na Aprendizagem Contínua: Ao valorizar o percurso escolar, o sistema educacional incentiva os alunos a encararem a educação como um processo contínuo de aprendizagem e crescimento, em vez de uma série de obstáculos a serem superados.
2- Dinamização de workshops realizados pelos alunos da educação inclusiva, visando a integração dos mesmos na comunidade escolar.
Argumentos:
2.1- Promoção da Inclusão: Os workshops realizados pelos alunos da educação inclusiva proporcionam uma oportunidade valiosa para que esses alunos se sintam incluídos e valorizados na comunidade escolar.

2.2- Desenvolvimento de Habilidades Sociais e Profissionais: Participar na organização e condução de workshops permite aos alunos da educação inclusiva desenvolverem uma série de habilidades sociais e profissionais, como comunicação, trabalho em equipe e liderança.

2.3- Fomento da Empatia e Compreensão: A participação dos alunos da educação inclusiva na realização de workshops ajuda os outros membros da comunidade escolar a desenvolverem empatia, compreensão e respeito pelas diferenças.

2.4- Valorização da Diversidade: Os workshops oferecem uma plataforma para celebrar e valorizar a diversidade presente na comunidade escolar, combatendo estereótipos, preconceitos e discriminação.

2.5- Envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação: Os workshops realizados pelos alunos da educação inclusiva podem envolver os


Medidas Propostas
  1. Diminuição do peso (percentagem) da nota dos exames no ensino secundário para ingresso no ensino superior e valorização do percurso escolar secundário.
  2. Educação inclusiva: Dinamização de workshops
  3. Reabilitação e valorização do papel de professor.