PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Fafe


Exposição de motivos
O povo português ganhou, com a Revolução dos Cravos, a liberdade que perdura até à atualidade. Nós, estudantes, devemos assegurar essa liberdade. Deste modo, a educação deve refletir a liberdade que ganhamos e possuímos. Assim, o tema “Viver Abril na Educação - caminhos para uma escola plural e participativa” foi de imediato uma motivação para repensarmos a Escola e questionar como poderá ser um espaço onde a nossa Voz pode ser mais ouvida no momento de definição de estratégias de Ação escolar.
A medida um dirige-se ao reforço da Representatividade dos alunos nos Órgão da Escola, fazendo-se sentir o poder da nossa voz.
A segunda medida pretende complementar a primeira, pensando que para uma intervenção ativa é necessário conhecimento que permita fazer escolhas e tomar decisões, ou seja agir em Liberdade, com responsabilidade e como futuros adultos que somos.
A terceira medida visa a operacionalização de vivências democráticas na Escola. A Escola é inclusiva, no entanto a crescente entrada de alunos imigrantes está criar desafios às escolas que os acolhe, pois há uma diversidade de realidades que implicam definição de estratégias
de ação diferenciadas para melhor se adaptarem ao novo ambiente que os acolhe.


Medidas Propostas
  1. Repensar a organização das Escolas e reforçar a representatividade dos alunos nos Órgão de Gestão e Planeamento Curricular.
  2. Promover Ações para aumentar a Literacia no domínio Político, financeiro e outros.
  3. Dinamização de projetos facilitadores da integração de Todos.