PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Henrique Medina, Esposende


Exposição de motivos
No contexto da celebração dos 50 anos do 25 de abril, a ESHM compromete-se a propor e defender algumas medidas que na nossa perspetiva viabilizam a edificação de uma sociedade democrática, em que os jovens desempenhem um papel de atuação assíduo. A Escola reconhece ainda que, para tal é indispensável o acesso dos estudantes a condições de cooperação, intervenção política e civismo. Mantendo estas convicções, as medidas apresentadas enquadram-se na matéria destacada pela 29ª edição do Programa Parlamento dos Jovens, que impele a comunidade estudantil a debruçar-se sobre os valores de abril na Educação. Tendo como embasamento a promoção da inclusão social, da multiculturalidade e do respeito pelo próximo e pelos direitos de todos, as medidas visam o estabelecimento de um ambiente pacífico de interajuda entre os alunos, de modo a que os próprios tenham um contacto ativo com ações que visarão o seu futuro, quer em momentos de convivência social, que se pretende que sejam o mais proveitosos possível, quer em contextos profissionais, pois assim deve ser numa sociedade civilizada.
Desta forma, apresentamos as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. No nosso entender, a formação cívica é tão, ou mais importante que a formação profissional, por isso pretendemos que os temas abordados na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento se direcionem para questões associadas à constituição de uma sociedade informada e sensível a temáticas da atualidade.
  2. A quantidade de alunos estrangeiros nas escolas portuguesas tem vindo a aumentar, além das demais diferenças entre os jovens, pelo que, idealizamos esta medida a fim de promover relações interpessoais; além disso proporciona uma partilha cultural, que consideramos ser de extrema relevância.
  3. A medida proposta surge como um veículo que dará a conhecer à comunidade estudantil conceitos com que é “bombardeada” diariamente. Pensamos ainda ser fulcral dar a conhecer, às crianças, os conceitos de política e inclusão, formando todo o pessoal docente e não docente, para que possam aplicar nas escolas primárias e pré-primárias estas noções.