PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Esposende


Exposição de motivos
Promover a pluralidade e aumentar a participação na escola são objetivos fundamentais para criar um ambiente educacional inclusivo e enriquecedor.

Criar programas de Educação para a Diversidade:
Implementar projetos educativos que promovam a consciencialização e a compreensão da diversidade, abordando questões como a raça, o género, a orientação sexual, a religião, a inclusão e a equidade.
Rever e atualizar o currículo, tendo em conta diferentes perspetivas culturais, históricas e socais, para que os alunos possam identificar e contactar com diferentes experiências e necessidades.
Proporcionar momentos de formação para toda a comunidade escolar com o objetivo de ajudar a criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos.

Criar Conselhos Estudantis e tomada de decisões participativas
Proporcionar momentos que permitam aos representantes dos alunos expressar as suas opiniões, necessidades e preocupações.
Incentivar a participação ativa dos alunos na tomada de decisões escolares, como na de atividades extracurriculares, o desenvolvimento de políticas escolares e a organização de eventos.
Criar espaços de diálogo entre os alunos, professores, pais e Direção para discutir questões relevantes, promover a transparência e fortalecer a parceria entre todos os envolvidos na comunidade escolar.
Estas medidas podem ajudar a construir uma escola mais plural, onde as diferenças são valorizadas, respeitadas e incorporadas ao longo das aprendizagens. Esta participação efetiva dos alunos nas tomadas de decisões, torna a escola num espaço mais democrático e envolvente.


Medidas Propostas
  1. Criar programas de Educação para a Diversidade:
  2. Criar Conselhos Estudantis e tomada de decisões participativas
  3. ...