PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto


Exposição de motivos
Celebrar “Abril” significa também celebrar as suas conquistas na Educação e numa escola cada vez mais plural e participativa.
Assim sendo, Cabeceiras de Basto, quer dar o seu humilde contributo para que a "nossa escola" seja cada vez mais inclusiva, interativa, diversificada e democrática e onde todos sintam que a sua voz conta e que a sua ação mobiliza, no sentido de "construir" uma cidadania cada vez mais ativa!


Medidas Propostas
  1. Promoção de alterações curriculares (por semestre) que promovam a integração, pluralidade e participação nas escolas portuguesas: a) Introdução de uma disciplina de Língua Gestual Portuguesa no 2º ciclo.
    b) Obrigatoriedade de oferta de uma disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, desde o 5º ano até ao 12º, em todos os estabelecimentos escolares, na qual sejam abordadas, entre outras, as temáticas da Educação Financeira, Política e celebrados os Dias/Semanas Culturais com organização de diversa.
  2. Criação de um fundo regional, através das CCDR (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional), que financie visitas de estudo (desde transportes a estadia, se necessário) para todos os alunos, independentemente do seu escalão social (dando prioridade aos alunos do interior do país), que enfrentam mais dificuldades nesta matéria. Este fundo seria coordenado em parceria com o IPDJ e com o Ministério da Educação, podendo receber o contributo de fundos europeus destinados à Educação e Juventude
  3. Aumentar a participação dos alunos nos órgãos de decisão escolar, nomeadamente, através da obrigatoriedade da existência/funcionamento de uma associação de estudantes por Agrupamento de Escolas, do incentivo por parte das Direções para criação das mesmas, da inclusão de um representante dos alunos no Conselho Pedagógico do Agrupamento Escolar (eleito pelos seus pares) e da realização de Assembleia de Delegados mensalmente, a qual teria igualmente, pelo menos, um representante no Conselho Geral.