PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Carlos Amarante, Braga


Exposição de motivos
1- O cumprimento da inclusão obrigatória da disciplina de cidadania visa formar cidadãos conscientes, proporcionando não apenas conhecimentos sobre direitos e responsabilidades, mas também estimulando a participação ativa na sociedade. O reconhecimento desse envolvimento, com um acréscimo de 2% à média final, funciona como um incentivo valioso, recompensando o esforço dedicado à cidadania.

2- A democracia passa principalmente pela oportunidade de todos serem ouvidos. Dessa forma, a representação dos alunos é importantíssima no que toca à tomada de decisões relativas à escola. Para assegurar que os alunos sejam devidamente escutados propomos o aumento do número de representantes nos conselhos gerais das escolas, a fim de reclamar o direito que é nosso de sermos ouvidos.

3- De forma a ser atribuído o devido poder de decisão aos jovens alunos, consideramos crucial a existência de um orçamento direcionado apenas para os jovens em TODOS os municípios, dando a oportunidade de verem realizados na sua cidade projetos do seu interesse, a fim de incentivar a participação democrática dos mesmos.


Medidas Propostas
  1. Cumprimento da disciplina de cidadania nas escolas, proporcionando 2% de acréscimo à média final para os alunos que participaram nos diversos projetos.
  2. Comunicação mais ampla para os alunos, aumentando o número de representantes no Conselho Geral.
  3. Criação de um orçamento participativo municipal jovem para os municípios que não possuem, e para os que possuem, criar plano de divulgação.