PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Barcelos


Exposição de motivos
A escola é como uma pequena amostra da sociedade, onde pessoas com ideias, costumes e estilos de vida naturalmente diferentes coexistem. É benéfico conviver num lugar tão diverso, porém as diferenças podem dar origem a divergências e, consequentemente, a um ambiente pouco harmonioso. Para que tal não aconteça, é necessário incentivar a pluralidade, a inclusão e a participação ativa dos alunos na vida escolar.
Para além destas razões, o tema “Viver abril na educação” leva-nos também a refletir sobre os direitos de cada um quanto à liberdade de expressão e o nosso dever de a exercer. Na iniciativa do Parlamento dos Jovens, por exemplo, todos os alunos tiveram a oportunidade de poder usar a sua voz e expressar a sua opinião para melhorar a escola, tanto pela via de participar numa lista como pelo simples ato de votar.
Já os valores de pluralidade e inclusão são, para nós, essenciais, uma vez que começámos por pensar em situações da nossa própria escola. No aglomerado dos estudantes, existem jovens com paralisia cerebral, autismo e outras condições que os tornam mais propícios a serem excluídos. Apesar de não ser propositado, na maioria das vezes isso não se deve à maldade dos outros, mas apenas à falta de informação e incerteza sobre como lidar com quem é diferente de nós. Também questões como nacionalidade, sexualidade e religião são abordadas na nossa terceira medida, que pensámos com a intenção de atenuar o problema referido e até de, eventualmente, criar novos laços de amizade.
Em suma, com as medidas que propomos, pretendemos reforçar atitudes positivas, que, esperamos, se refletirão num espaço e comunidade mais agradáveis, democráticos e equitativos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um formulário (por exemplo no Google Forms) onde alunos, professores, funcionários e encarregados de educação poderiam escrever sugestões, críticas ou comentários sobre a escola anonimamente. Este estaria disponível ao acesso de todos via QR Code, afixado e disperso pelo recinto escolar, e/ou nos websites das escolas, para maior visibilidade. Desta forma, pretendemos incentivar a participação e envolvência de todos na melhoria da escola, assim como a liberdade de expressão.
  2. Realização de atividades e/ou trabalhos entre diferentes turmas e disciplinas, com a participação dos alunos e professores, para adquirir conhecimentos e, em simultâneo, aprimorar as relações interpessoais, pluralidade e a união entre os envolvidos. Sugerimos atividades educativas como concursos (questionários sobre a matéria) e festas temáticas (dia de Saramago na disciplina de português, ou o Halloween na disciplina de inglês), por exemplo.
  3. Organização de uma palestra por semestre para promover a igualdade, a inclusão e a união em ambiente escolar. Cada palestra teria um tema diferente, que pode variar entre: religião, género, nacionalidade, origem socioeconómica, deficiência, necessidades educativas especiais ou outro que seja relevante quando proposto por alunos, pessoal docente e não docente. Para que todas as turmas possam beneficiar desta medida, propomos diversas sessões semelhantes no mesmo período de tempo.