PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Amares


Exposição de motivos
1ª medida - Uma escola plural é uma escola para todos. Com esta medida garantimos a inclusão daqueles que não falam ou/e não ouvem. Pôr em prática esta medida seria muito vantajoso, pois permitiria que todos tivessem oportunidades iguais de participar na sociedade e receber informações de maneira eficaz, tornando toda a comunidade inclusiva. Para o desenvolvimento cultural esta medida também traria vantagens, pois a diversidade linguística é uma parte importante da diversidade cultural. O ensino de língua gestual valoriza e reconhece a riqueza cultural e linguística das pessoas surdas/mudas, tornando um ambiente mais diversificado. A nível do desenvolvimento cognitivo de cada ser humano, existem estudos que mostram que aprender uma segunda língua (incluindo a linguagem gestual), pode ter benefícios significativos, incluindo melhorias na memória, nas habilidades de resolução de problemas e na capacidade multitarefa.
2ª medida - Com esta medida pretendemos, em parceria com as famílias e a escola, assumir o importante papel de facilitar a aprendizagem dos conceitos inerentes à cidadania e de transmitir esses valores e princípios democráticos que ajudarão a formar alunos responsáveis e conscientes dos seus direitos e deveres. Neste sentido, o conceito de participação democrática traduz-se na construção de atitudes, valores e competências sociais e éticas, integrados na democracia.
3ª medida - Esta proposta visa incentivar os jovens a considerar a carreira docente, de modo a combater a escassez dos mesmos. Consideramos crucial revelar os aspetos positivos da profissão e não só os negativos, algo que é feito recorrentemente. Pretendemos fazê-lo de diversas formas, nomeadamente através de workshops, palestras e atividades informativas, organizadas por docentes experientes, que possam despertar nos jovens o interesse de seguir a carreira.


Medidas Propostas
  1. Implementar aulas de língua gestual portuguesa.
  2. Promover a participação ativa dos jovens na democracia.
  3. Fomentar o interesse dos alunos pela carreira docente.