PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
Consideramos importante que toda a comunidade participe ativamente na vida da escola, isto é, em atividades que permitam uma maior proximidade escolar, o debate e a reflexão de temas/problemas de interesse coletivo.
Só a efetiva autonomia das escolas permitirá o desenvolvimento de uma política educativa adequada ao meio em que a escola se insere, possibilitando a formulação e execução de projetos relacionados com a participação jovem.
Consideramos que a escola inclusiva, especialmente a escola que possibilita aos alunos com Necessidades Educativas Especiais desenvolverem as capacidades necessárias a uma vida autónoma e digna não existe na realidade. É urgente agir para que tudo não passe de uma operação de cosmética politicamente correta.


Medidas Propostas
  1. Criação de iniciativas periódicas abertas à comunidade escolar que permitam uma maior proximidade escolar, o debate e a reflexão de temas/problemas de interesse coletivo.
  2. Conceção, por parte do Estado, de uma efetiva autonomia às escolas, tanto financeira como decisiva, para o desenvolvimento de uma política educativa adequada ao meio em que a escola se insere, possibilitando a formulação e execução de projetos relacionados com a participação jovem.
  3. Implementação de programas que possibilitem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais desenvolverem as capacidades necessárias a uma efetiva vida autónoma e digna.