PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga


Exposição de motivos
A finalidade é promover uma escola inclusiva e democrática que possibilite a participação e a discussão crítica.


Medidas Propostas
  1. Defendemos que o voto nas listas escolares deve ser totalmente obrigatório, com a adição de uma urna que representa o voto nulo (ou branco), além disso, a obrigatoriedade do aluno ir às urnas representa um fortalecimento da democracia escolar, pois obriga os alunos a darem a sua participação na construção de um ambiente escolar mais saudável e plural.
  2. Consideramos necessária a inclusão de cotas obrigatórias para a formação das listas escolares. Essas cotas tem por função promover a inclusão dos grupos minoritários que compõem a nossa escola nos espaços de poder e de tomada de decisão, de modo a garantir listas mais representativas, diversificadas e objetivas. Essas cotas funcionariam de seguinte modo: 5% dos integrantes das Listas devem ser negros, outros 5% dos integrantes devem ser imigrantes e 40% devem ser mulheres, esses valores devem se
  3. A adição de uma caixa de sugestões anónimas feitas pelos alunos, a caixa estaria disponível aos alunos, em local central. As sugestões poderão ser utilizadas pelas listas como plano eleitoral ou pelos orçamentos participativos. Acreditamos que as Sugestões Anónimas podem tornar o processo de participação escolar ainda mais simples, cómodo e prático, empoderando o aluno a transformar o ambiente escolar, tornando-o mais rico e próspero.