PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Portuguesa de Cabo Verde - Centro de Ensino e da Língua Portuguesa (EPCV)


Exposição de motivos
Para criar uma escola plural importa assumir e concretizar práticas promotoras de relações de igualdade.
A formação superior dos estudantes Cabo-Verdianos em Portugal é um contributo para o desenvolvimento do seu país de origem e para Portugal, quer pela oferta formativa que podem encontrar nas instituições de ensino superior, quer pelo intercâmbio cultural.
Nesta lógica, os estudantes da escola portuguesa de Cabo Verde propõem, com as medidas 1 e 2, desbloquear os apoios previstos e acordados na legislação, mas, que na prática, na sua operacionalização, não são eficazes nem facilitadores da inclusão e da equidade no processo de acesso ao ensino superior.
Propõem, com a medida 3 a atualização do conteúdos curriculares, na disciplina de Língua Portuguesa, com a introdução de temas e obras que versem a atualidade, promovendo o espírito crítico e o pensamento criativo.


Medidas Propostas
  1. Criação de um Contingente especial de Acesso ao Ensino Superior para estudantes de Escolas Portuguesas no Estrangeiro.
  2. Criação de pontos de contacto entre embaixadas e faculdades para agilizar a emissão de vistos para estudantes da CPLP colocados em Instituições de Ensino Superior portuguesas.
  3. Reformulação dos conteúdos curriculares na disciplina de Português, com o intuito de estimular o pensamento crítico.