PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Hautlieu School


Exposição de motivos
A inclusão dos estudantes com deficiência requer um esforço conjunto de governos, organizações e da sociedade como um todo.
Ao trabalharmos juntos para criar um ambiente inclusivo, podemos garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades e se sintam valorizados e respeitados.
Em termos de acessibilidade física, o estado português deveria garantir a inclusão dos estudantes com deficiência na sociedade portuguesa e por isso é importante, desde logo, garantir que espaços escolares e transportes para a escola sejam adaptados para pessoas com deficiência, como rampas, elevadores e sinalização adequada
Consideramos que o primeiro passo na educação inclusiva é preparar o terreno para uma sala de aula inclusiva. Os professores desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente onde cada aluno se sinta bem-vindo, respeitado e valorizado. Isto significa utilizar uma linguagem inclusiva, promover a empatia e fomentar uma cultura de aceitação. Assim, é fundamental que os professores tenham uma formação para uma educação inclusiva. Uma formação que seja contínua e realizada regularmente, uma vez que o mundo está em constante mudança e o conceito de inclusão e pluralidade também se vai reformulando rapidamente.
Consideramos que é essencial a existência de um clube de juventude em cada um dos agrupamentos escolares, com voluntários especializados a ajudar e participar. Verificamos que os agrupamentos não dispõem de um clube de juventude que funcione depois da escola e/ou aos fins de semana. Assim sendo é essencial para os jovens terem um ponto de encontro controlado, combatendo a exclusão social e oferecendo apoio e orientação para jovens enfrentando desafios em suas vidas.


Medidas Propostas
  1. Investimento na adaptação de todas as escolas para que possam receber alunos com deficiências físicas e estes se sintam seguros e plenamente integrados, designadamente, com construção de rampas de acesso, adaptação das casas de banho, portas que permitam a entrada de cadeiras de roda, corrimões, pisos e tapetes antiderrapantes, mobílias e cantos arredondados, entre outros.
  2. Financiamento de uma formação certificada contínua em educação inclusiva para todos os professores, de todos os ciclos de ensino.
  3. Criação de um clube extracurricular que funcione depois das atividades letivas e/ou ao fim de semana, dentro da escola, com voluntários especializados, com atividades que possam contribuir para uma maior integração de toda a comunidade escolar, como sendo a criação de um coro musical, celebração de festivais tradicionais dos respetivos países, partilha de experiências gastronómicas, jogos tradicionais, ações de formação em diversas áreas, entre outras.