PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Hautlieu School
Exposição de motivos
A inclusão dos estudantes com deficiência requer um esforço conjunto de governos, organizações e da sociedade como um todo.Ao trabalharmos juntos para criar um ambiente inclusivo, podemos garantir que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades e se sintam valorizados e respeitados.
Em termos de acessibilidade física, o estado português deveria garantir a inclusão dos estudantes com deficiência na sociedade portuguesa e por isso é importante, desde logo, garantir que espaços escolares e transportes para a escola sejam adaptados para pessoas com deficiência, como rampas, elevadores e sinalização adequada
Consideramos que o primeiro passo na educação inclusiva é preparar o terreno para uma sala de aula inclusiva. Os professores desempenham um papel fundamental na criação de um ambiente onde cada aluno se sinta bem-vindo, respeitado e valorizado. Isto significa utilizar uma linguagem inclusiva, promover a empatia e fomentar uma cultura de aceitação. Assim, é fundamental que os professores tenham uma formação para uma educação inclusiva. Uma formação que seja contínua e realizada regularmente, uma vez que o mundo está em constante mudança e o conceito de inclusão e pluralidade também se vai reformulando rapidamente.
Consideramos que é essencial a existência de um clube de juventude em cada um dos agrupamentos escolares, com voluntários especializados a ajudar e participar. Verificamos que os agrupamentos não dispõem de um clube de juventude que funcione depois da escola e/ou aos fins de semana. Assim sendo é essencial para os jovens terem um ponto de encontro controlado, combatendo a exclusão social e oferecendo apoio e orientação para jovens enfrentando desafios em suas vidas.
Medidas Propostas
- Investimento na adaptação de todas as escolas para que possam receber alunos com deficiências físicas e estes se sintam seguros e plenamente integrados, designadamente, com construção de rampas de acesso, adaptação das casas de banho, portas que permitam a entrada de cadeiras de roda, corrimões, pisos e tapetes antiderrapantes, mobílias e cantos arredondados, entre outros.
- Financiamento de uma formação certificada contínua em educação inclusiva para todos os professores, de todos os ciclos de ensino.
- Criação de um clube extracurricular que funcione depois das atividades letivas e/ou ao fim de semana, dentro da escola, com voluntários especializados, com atividades que possam contribuir para uma maior integração de toda a comunidade escolar, como sendo a criação de um coro musical, celebração de festivais tradicionais dos respetivos países, partilha de experiências gastronómicas, jogos tradicionais, ações de formação em diversas áreas, entre outras.