PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Cycle d'orientation des Grandes Communes
Exposição de motivos
A complexidade e a acelerada transformação que caracterizam a sociedades contemporâneas têm provocsdo a necessidade do desenvolvimento de competências diversas para o exercício da cidadania democrática. A escola tem um papel importante na construção de práticas de cidadania, práticas que influenciam o pensamento, os comportamentos e as motivações do aluno, para que se torne um cidadão ativo e responsável.É frequente ouvir os alunos queixarem-se de que os conteúdos são inapropriados e desinteressantes, de que a escola não vai ao encontro daquelas que serão as suas aspirações, de que existe um real problema de intercompreensão no espaço escolar e de crise de princípios e valores, de que não são tidos nem achados nas decisões que lhes dizem respeito.
Ademais, constata-se um divórcio consentido entre a escola e os encarregados de educação por convir certamente às duas partes, sendo que um maior interrelacionamento só poderia ser benéfico para todos, ao comprometerem-se, a níveis diferentes, com a sua implicação e responsabilidade na tomada de decisões em relação com a vida escolar dos aprendentes .
Outro aspeto que vem a lume repetidamente prende-se com a convivência e deterioração das relações na sala de aula, sendo que a qualidade das relações são determinantes na construção de um ambiente colaborativo e propício à aprendizagem. Ora, a gestão da sala de aula é um processo exigente e multifacetado e que exige também dos docentes uma formação em áreas que extravasam e em muito a formação na sua área científica.
Finalmente, como refere Ana Paula Freiberger, vai ser necessário criar um “movimento de guerrilha” para atacar a falta de comprometimento e de motivação dos alunos, o que também passará obrigatoriamente pela necessidade de se rever os processos de aprendizagem dentro da escola e dar mais protagonismo aos alunos.
Ora, no espaço escolar deve acontecer o desenvolvimento de competências múltiplas, entre outras a de participar de forma eficaz e construtiva em diferentes contextos relacionais, no diagnóstico e definição de caminhos possíveis para uma escola mais plural e participativa. A escola deve não só ensinar conteúdos, como também formar os alunos enquanto cidadãos responsáveis, tolerantes e justos.
É verdade que nem sempre as alterações são positivas. Diante de todas as transformações e evoluções que vão acontecendo, não será fácil preparar-se, sem resiliência e visão de futuro, para encarar todos os obstáculos que se colocarão à escola na sua missão de preparação de cidadãos ativos e co-responsáveis na construção de uma sociedade de que todos se sintam membros que contam.
Assim, parece-nos imperioso:
Medidas Propostas
- Que se reflita e se decida sobre a viabilidade de uma séria descentralização das decisões no âmbito escolar, permitindo aos diferentes atores escolares que tenham uma voz ativa na definição do projeto educativo.
- Que se promova um verdadeiro espírito de diálogo no seio escolar, criando as estruturas necessárias para o desenvolvimento de uma escola mais participativa e democrática.
- Valorizar a formação profissional e desenvolvê-la, de forma a responder melhor às aspirações sócio-profissionais de muitos jovens e à necessidade da sociedade de poder contar com técnicos e profissionais de qualidade nas diferentes áreas de atividade.