PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Machico


Exposição de motivos
Os 50 anos de Democracia em Portugal representam, inegavelmente, a materialização de uma maior igualdade de direitos e de oportunidades dadas às crianças, adolescentes e jovens do nosso país.
Democratizado o acesso à educação, a Escola de hoje depara-se, contudo, com outros desafios, porventura mais complexos, diretamente relacionados com a evolução dos tempos e das sociedades. Por isso, à Escola impõe-se o trilhar constante de novos caminhos para que se alcance, efetivamente, a igualdade de direitos na educação e onde todos, independentemente de razões pessoais ou culturais, tenham lugar e possam participar de uma forma mais ativa no seu percurso educativo.


Medidas Propostas
  1. Promover uma maior gestão curricular no secundário, através da introdução, em todos os anos, de disciplinas de opção, anuais e transversais a todos os cursos.
  2. Criar condições para a existência, em todas as escolas secundárias, de uma Associação de Estudantes ativa e promotora da ligação “escola-meio”.
  3. Tornar as escolas espaços mais inclusivos, criando grupos de acolhimento e alargando as opções para diferentes formas de estar na vida (dietas alimentares diversificadas, instalações sanitárias mistas...).