PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva


Exposição de motivos
Através da implementação destas medidas, pretendemos tornar o ambiente escolar mais plural e fazer com que os alunos se sintam mais incluídos nos projetos escolares. Além disso, é nossa intenção preparar a escola para que esta seja capaz de orientar os seus alunos para tomarem decisões inteligentes e acertadas. As nossas medidas têm como objetivo tornar a escola num lugar em que os alunos se sintam seguros para dar a sua opinião e serem eles mesmos, encorajando-os a cumprirem os seus objetivos. Ao promovermos mais atividades interculturais , que lhes permita explorarem as diferentes culturas dos colegas e partilhar a sua, estamos a abranger todas as diferenças e a criar uma escola plural. Ao convidarmos diversos profissionais, para que estes falem sobre o seu trabalho e esclareçam dúvidas sobre ele aos alunos, pretende-se que haja uma maior interação entre o mundo do trabalho e o escolar, tornando, assim, a escola mais participativa. Também através do ensino de literária financeira e aptidões básicas, a escola estará a preparar os estudantes não só a nível académico, mas também para enfrentar a vida. Sendo assim, propomos três medidas que têm como finalidade tornar a educação mais abrangente e acessível para todos os alunos, através de um melhor ambiente escolar e de uma melhor preparação destes para a vida, após a realização dos estudos obrigatórios.


Medidas Propostas
  1. Implementação de uma programação intercultural que integre e dê a conhecer a mundividência de diversas gerações.
  2. Criação de um projeto que permita aos alunos conhecerem diferentes profissões, através de profissionais que sejam especializados nessas mesmas áreas, com foco especial na área da educação.
  3. No âmbito da disciplina de Cidadania, a criação de um projeto que ensinasse aos alunos literária financeira e aptidões necessárias para a vida após o término dos estudos obrigatórios.