PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Francisco Franco


Exposição de motivos
A educação tem um papel fundamental na construção de um país desenvolvido e próspero. O crescimento económico e a criação de riqueza só é possível com uma mão-de-obra qualificada e adaptada à realidade dos dias de hoje. Por outro lado, uma população com conhecimento é a base de um país democrático, com igualdade de oportunidades. Só uma população esclarecida e com formação, pode, em liberdade traçar o seu percurso individual e o futuro coletivo.
Passados 50 anos do 25 de abril, apesar de muitas conquistas, ainda há muito caminho a percorrer para sermos o país sonhado por abril.
O ensino de hoje em Portugal, está desadequado da realidade de um mundo moderno, tecnológico e muito competitivo. O ensino em Portugal, necessita de se adaptar às necessidades das empresas e ao mercado atual.
Os métodos, os currículos, os espaços da escola de hoje são em quase tudo idênticos aos de ontem. Os jovens e as suas necessidades mudaram, mas a escola não. As salas de aula não podem ser apenas locais de transmissão de conhecimentos, mas espaços de partilha de ideias, debate e desenvolvimento do espírito crítico. Os alunos têm de ter mais oportunidades de participação ativa, criando, com a ajuda dos professores, o seu percurso escolar, de acordo com as suas capacidades e necessidades individuais. Os espaços físicos das escolas devem ser melhorados e adaptados a uma escola moderna, onde todos se sintam confortáveis e totalmente integrados.


Medidas Propostas
  1. Criação de atividades práticas interturmas, onde se desenvolvam "soft skills", promovendo debates, acerca de diversas temáticas.
  2. Integração no currículo da aplicação de "aulas invertidas".
  3. Melhoria de infraestruturas, adaptando-se à realidade de uma escola moderna e para todos.