PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Jaime Moniz


Exposição de motivos
Viver abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa
Indubitavelmente, um dos pilares fundamentais de uma sociedade é o seu sistema educativo, sendo a educação uma das principais armas de combate às desigualdades e potenciadora de evolução social.
A Revolução de 25 de abril de 1974 provocou alterações profundas na sociedade, incluindo no campo educacional. Refletir sobre como "Viver Abril na Educação" pode ser uma oportunidade para repensar e fortalecer os princípios de uma escola plural e participativa.
A pluralidade na educação refere-se à diversidade de pensamentos, culturas, identidades e perspectivas que coexistem no ambiente escolar. Nesse contexto, é fundamental reconhecer e valorizar as diferenças, promovendo um espaço que acolha a pluralidade étnica e cultural. Além disso, a pluralidade de conhecimentos e abordagens pedagógicas também deve ser incentivada, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e construção coletiva do saber.
A participação é outra dimensão crucial que não pode ser esquecida. Uma escola participativa procura envolver ativamente alunos, professores, funcionários e comunidade em geral nas decisões e práticas educativas. A participação promove a autonomia, a responsabilidade e o sentido de pertença, elementos essenciais para a formação integral dos indivíduos. Nesse sentido, é importante criar mecanismos que estimulem a participação ativa de todos os envolvidos no processo educativo, promovendo, assim, uma gestão democrática e transparente.
A memória de abril, marcada por resistências e movimentos em busca de liberdade, pode inspirar práticas pedagógicas que incentivem a conscientização política e social. A educação, nesse contexto, não deve ser neutra, mas sim comprometida com a formação de cidadãos críticos e empenhados na construção de uma sociedade justa e igualitária. Assim, a escola torna-se um espaço propício para o desenvolvimento do pensamento crítico, da ética e da responsabilidade social.
Em conclusão, viver abril na educação é reconhecer a importância de construir uma escola plural, que valorize a diversidade e promova a participação ativa de todos os envolvidos. É, também, resgatar a memória histórica como instrumento de formação cívica e promover práticas inovadoras que preparem os alunos para os desafios do mundo atual. Dessa forma, a escola torna-se um espaço vivo, pulsante e em constante evolução e que reflete os princípios e valores que abril nos deixou.


Medidas Propostas
  1. Criar um espaço/tempo letivo onde os alunos tenham a liberdade de discutir/debater temas relevantes.
  2. Disponibilizar currículos alternativos para alunos estrangeiros.
  3. Promover formação contínua para agentes educativos.