PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S das Lajes do Pico


Exposição de motivos
A criação de canais de comunicação diretos, entre os jovens e os representantes do parlamento, ajudaria a que os jovens se sentissem ouvidos e pudessem expressar as suas opiniões, incentivando os alunos a expressar os seus pareceres, perspetivas sociais, políticas e éticas.
A Formação em Educação Inclusiva prepara a comunidade escolar para lidar com as heterogeneidades presentes na escola, proporcionando um ambiente educacional acolhedor e eficaz para todos os alunos, independentemente das suas habilidades, necessidades e características individuais. Adotar atividades como a Mediação de Conflitos, irá proporcionar aos alunos um ambiente escolar mais inclusivo e participativo, uma vez que irão ser treinados como mediadores em situações de conflito entre colegas. Projetos como a Escola de Líderes, incentivam a escuta ativa, em que os alunos são incentivados a expressar as suas opiniões, proporcionando um ambiente em que estes se sintam respeitados e valorizados. Tudo isto através de fóruns de debate e debates estruturados.
Estabelecer programas de mentoria, entre alunos mais experientes e alunos novos, promove a integração e partilha de conhecimentos e experiências, ajudando a desenvolver habilidades sociais, como a comunicação e o trabalho em equipa, para além de que o mentor pode servir de apoio emocional para o aluno novo, visto que a entrada num novo ambiente pode ser percecionada como um desafio académico e pessoal.


Medidas Propostas
  1. Criação de canais de comunicação diretos entre os jovens e os representantes do parlamento, como sessões de perguntas online ou encontros presenciais.
  2. Implementação do programa “Comunicação efetiva”, que visa as seguintes atividades: Formação em Educação Inclusiva, direcionada a toda a comunidade escolar; Mediação de Conflitos e Escola de Líderes, direcionadas aos alunos.
  3. Estabelecimento de programas de mentoria entre alunos mais experientes e novos alunos, promovendo a integração e a partilha de conhecimentos e experiências.