PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Profissional da Horta
Exposição de motivos
1º Medida: Enquanto jovens temos a consciência da necessidade em equilibrar a nossa vida real com a virtual. Muitas vezes acabamos por estar mais tempo nas redes sociais do que a desfrutar de momentos de convívio com os nossos amigos. Após realizar um brainstorming na escola com colegas e formadores, descobrimos um programa televisivo chamado “Jogos Sem Fronteiras” e percebemos de imediato que gostaríamos de replicá-lo em formato escolar para que pudéssemos conviver através do jogo com jovens da nossa região e também a nível nacional.Através destes momentos lúdicos, é possível conviver presencialmente entre nós jovens, sendo um passo importante para adquirirmos competências no sentido de sermos mais conhecedores da realidade do outro e assim praticarmos valores como o respeito, não-discriminação, igualdade, entre outros, que o 25 de Abril preconizou. A ideia de replicar o formato dos “Jogos sem Fronteiras” em formato escolar seria não só pela competição mais também para que pudéssemos conviver, realizando outras atividades, durante aquele período.
2ª Medida: Quando pensamos no 25 de Abril, acreditamos que foi um momento histórico que veio proporcionar a possibilidade dos jovens em qualquer local do país poderem ter oportunidades de estudo, formação e liberdade para crescer enquanto seres humanos. Contudo, nós jovens acreditamos, que neste momento estamos muito “desconectados” da realidade uns dos outros e de como realmente vivem os nossos colegas estudantes nas várias regiões do país. Sendo assim, esta medida pretende que os estudantes possam conhecer a realidade de outros estudantes, através de momentos de intercâmbios promovidos pelas entidades competentes em matéria de educação. Desta forma, nós jovens estudantes conseguiremos na prática ser mais participativos, pois por exemplo, poderíamos estar integrados em diversas atividades ou projetos com a comunidade promovidos por outra escola que não a nossa e como tal, ficaríamos a conhecer aquela realidade. Com esta medida estimulamos o espírito crítico, o empreendedorismo, a partilha e o diálogo que tanta falta faz.
3ª Medida: Nas nossas medidas anteriores, esboçamos como foco e como premissa, o aspeto do encontro e da partilha presencial entre jovens, todavia não podemos esquecer que o meio digital, através das redes de partilha, continua sendo um local onde desejamos estar.
De igual modo, não podemos esquecer que não serão todos os jovens estudantes a poderem participar em projetos de intercâmbio ou jogos tal como proposto. Portanto, para conseguir uma maior participação de todos, propomos a criação deste fórum que seria o lugar comum onde todos podem opinar, indagar, exemplificar e participar de forma ativa na construção da escola que queremos.
Medidas Propostas
- “Jogos dentro de portas” – A semelhança dos “Jogos Sem Fronteiras”, mas em formato escolar, reivindicamos um espaço de intercâmbio presencial entre jovens estudantes. Quando partilhamos uma outra vivência escolar e cultural conseguimos ser mais plurais e participativos. Na RAA, teríamos uma equipa por ilha, os jogos ocorreriam alternadamente e anualmente numa ilha diferente e com diferentes jogos. Posteriormente, poderíamos organizar os Jogos dentro de Portas a nível nacional.
- Inclusão Social através da criação de um projeto anual de intercâmbios internos (litoral, interior e ilhas), no sentido de alguns jovens estudantes poderem perceber as vantagens trazidas pelo 25 de abril no âmbito da educação, bem como as disparidades sociais que ainda existem de região para região.
- “Fórum 25” - Promover a participação dos jovens estudantes a nível nacional, através da criação de um fórum online (aplicação) em que todos poderiam partilhar dúvidas, ideias, experiências, opiniões sobre como deveríamos traçar o caminho para uma escola mais plural.