PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Pico


Exposição de motivos
Discutir os "Caminhos para uma Escola Plural e Participativa" é crucial. É crucial refletir sobre como as lições de Abril podem inspirar práticas educacionais que vão além do ensino tradicional. As nossas medidas vão ao encontro do que é necessário para moldar um ambiente escolar que valoriza a expressão individual, respeita a diversidade de perspetivas e capacita os alunos, não apenas com conhecimentos académicos, mas também com as habilidades necessárias para se tornarem cidadãos ativos numa sociedade democrática.
Percorrido meio século de liberdade ainda existem alguns paradigmas no ensino, nomeadamente aquele que coloca o ensino regular vs ensino profissional, como se este último fosse irregular ou de segundo plano. É errado pensar que é um castigo encaminharmos os alunos com notas baixas para o ensino profissional. É necessário analisar a pluralidade no ensino, sendo o profissional a melhor via de ensino para preparar os alunos para o mercado de trabalho. É necessário viver Abril na educação e caminharmos para uma escola de igualdades e não de diferenças entre estas duas modalidades de ensino. Este caminho tem de ser feito em união no sentido de sermos plurais e participativos.
Em última análise, a discussão visa, não apenas homenagear o passado, mas também inspirar transformações tangíveis no presente e futuro da educação, fazendo da escola um verdadeiro lugar de cidadania e pluralidade.


Medidas Propostas
  1. Atividades desportivas - Organizar atividades escolares durante cada mês lectivo onde se celebra a diversidade presente na escola, envolvendo, assim, os alunos e professores.
  2. Programas de mentoria - Programas de mentoria entre alunos mais velhos e experientes e os mais novos, de modo a facilitar a sua integração na escola, através da constituição de grupos de pares. Familiarizar os mesmos com os programas/projetos em que a escola participa, consciencializando-os para a sua pertinência e incentivando-os a neles participarem.
  3. Ensino Regular vs Ensino Profissional (não irregular!) - Implementar, a nível nacional, o dia aberto nas escolas profissionais, onde será demostrado o funcionamento das aulas teóricas e realizando diversas aulas práticas com a participação dos alunos do ensino regular, proporcionando a estes alunos uma oportunidade de participarem por um dia no ensino profissional.