PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola de Formação Turística dos Açores


Exposição de motivos
As medidas propostas pelos deputados vão ao encontro do que foi debatido. Apesar de terem explanado várias propostas para as medidas, apenas poderiam ser escolhidas 3. No entanto, ficou o interesse por outros temas que poderão ser debatidos posteriormente. O interesse dos jovens pela participação cívica e política foi gritante.

Uma das medidas baseia-se na criação de um projeto escolar, composto por diversas fases, nomeadamente:
1ª fase - planeamento; 2ª fase - pintura; 3ª fase - música e 4ª fase - literatura.
Será uma forma dos jovens locais se sentirem livres para expressarem os seus talentos no âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, pois antes disso não havia liberdade de expressão. Antes do 25 de Abril não havia liberdade de expressão, por isso, muitas vezes, as pessoas apresentavam transtornos mentais e não tinham como pedir ajuda, pelo simples facto de terem medo como seriam vistas e avaliadas pelos outros.

A segunda medida tem como objetivo criar um ciclo de debates para desmistificar e ajudar os jovens que têm problemas do foro psicológico/psiquiátrico, uma vez que muitos desses jovens não têm apoio do agregado familiar, amigos e escola.

No passado as mulheres eram vistas como sombra do homem e não tinham o direito de cuidar-se. Em 1968 o Movimento Democrático de Mulheres, lutava pela liberdade e pela sua dignificação.
Contudo, ao longo dos tempos fomos observando algumas mudanças. A acessibilidade menstrual nas escolas é uma medida que a escola deveria assegurar, nomeadamente condições dignas para as alunas durante o período menstrual, de forma a assegurar o acesso a casas de banho limpas e apetrechadas, com produtos de higiene menstrual gratuitos.
Esta terceira e última medida tem como objetivo estabelecer diretrizes para a promoção de cuidados íntimos das alunas em contexto escolar, visando o bem-estar físico e psicológico feminino. Pois, muitas vezes não têm meios ou apoios neste sentido. E em pleno Séc. XXI não é admissível a falta de acesso a esta informação.


Medidas Propostas
  1. Liberdade de expressão nas artes
  2. Debates para a promoção da literacia a nível da Saúde Mental nas Escolas
  3. Acessibilidade menstrual