PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EB2,3/S Armando Cortes Rodrigues


Exposição de motivos
Começamos por enaltecer a importância deste projeto, uma vez que a liberdade de expressão e de associação que o 25 de abril possibilitou aos nossos concidadãos, tem um papel muito relevante, numa sociedade que se quer cada vez mais democrática, livre e de cidadania ativa. Efetivamente, cada vez mais, há a presença da voz adolescente e jovem na nossa sociedade, mas achamos que ainda há muito trabalho pela frente, e este projeto é um dos meios que nos possibilita exprimir as nossas opiniões, sobre aquilo que achamos ser melhor, de acordo com um determinado tema. Este ano o tema é então viver abril na educação: tornar a escola mais plural e participativa e com certeza é um tema de extrema importância e que vai levar ao assunto inicial do nosso discurso, que é poder fomentar a participação jovem na sociedade e na política ativa.
Em primeiro lugar, realização de Assembleias entre os representantes de ciclo/turma e as autarquias. Basicamente, propomos a realização de sessões entre representantes de ciclo/turma e a câmara municipal, do respetivo concelho, que teriam como objetivo aumentar a participação jovem e partilhar os interesses, quer de assuntos escolares, quer a nível municipal com o presidente da câmara.
Em segundo lugar, promover a democracia nas escolas dando oportunidade aos alunos de aplicarem o voto em mais iniciativas. Com esta medida para além do facto de permitir aos estudantes escolherem a sua preferência em diversos assuntos, também os estudantes passariam a ter um voto mais consciencializado pois teriam a oportunidade de interferir em assuntos de maior importância. Por exemplo, abranger toda a comunidade escolar nomeadamente alunos do terceiro ciclo como eleitores para as eleições do Conselho Executivo e não só os alunos do secundário. E também alterar a regulamentação do parlamento dos jovens, nomeadamente da Fase Escolar, podendo todos os estudantes do básico e secundário votar nas listas existentes, independentemente de estas serem do básico ou do secundário.
Em terceiro lugar a Criação de um órgão escolar composto por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação que teria como finalidade a criação de atividades e projetos que promovam a inclusão e a democracia. Este novo órgão seria responsável pela ligação entre todos os outros órgãos escolares e a comunidade escolar. Esta ligação seria feita através de atividades e projetos desenvolvidos pelo mesmo. Um exemplo de um projeto que promoveria a inclusão seria uma sessão de acolhimento no início do ano letivo a todos os novos estudantes da respetiva escola.


Medidas Propostas
  1. Em primeiro lugar, realização de Assembleias entre os representantes de ciclo/turma e as autarquias.
  2. Em segundo lugar, promover a democracia nas escolas dando oportunidade aos alunos de aplicarem o voto em mais iniciativas. Com esta medida para além do facto de permitir aos estudantes escolherem a sua preferência em diversos assuntos, também os estudantes passariam a ter um voto mais consciencializado pois teriam a oportunidade de interferir em assuntos de maior importância.
  3. Em terceiro lugar a criação de um órgão escolar composto por alunos, professores, funcionários e encarregados de educação que teria como finalidade a criação de atividades e projetos que promovam a inclusão e a democracia. Este novo órgão seria responsável pela ligação entre todos os outros órgãos escolares e a comunidade escolar. Esta ligação seria feita através de atividades e projetos desenvolvidos pelo mesmo.