PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Centro de Qualificação dos Açores


Exposição de motivos
A Revolução dos Cravos, em 1974, teve um papel fundamental na transformação do sistema educacional português, procurando criar um ambiente mais inclusivo, democrático e orientado para o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes.
A nossa proposta, no sentido de reforçar esta transformação, passa pela implementação de três medidas, sustentadas nos seguintes motivos:
1. De forma a capacitar os estudantes a tomar decisões financeiras mais informadas e responsáveis, pensamos que deveriam dinamizar-se palestras/workshop ou até mesmo criar-se uma disciplina dedicada à gestão financeira individual, para clarificar algumas noções que achamos de elevada relevância para o nosso dia-a-dia pessoal e laboral.
2. Para melhorar a qualidade do ensino, promover um ambiente escolar mais colaborativo e garantir o desenvolvimento integral do aluno, achamos que deveria intensificar-se o diálogo entre a escola, os alunos e os encarregados de educação, garantindo, assim, uma melhoria constante do processo de ensino-aprendizagem.
3. Para promover um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, deverá abordar-se e esclarecer-se a comunidade escolar acerca da diversidade cultural, étnica, de género e orientação sexual. A colaboração com especialistas dessas áreas, membros da comunidade e grupos de defesa da diversidade será de elevada relevância e valor durante o desenvolvimento destas iniciativas.


Medidas Propostas
  1. Dinamizar palestras/workshops ou até mesmo uma disciplina dedicada à gestão financeira individual.
  2. Incentivar o diálogo construtivo entre professores, pais e alunos, sobre tudo o que envolve o ambiente escolar e o processo de ensino-aprendizagem.
  3. Desenvolver iniciativas educativas que abordem a diversidade cultural, étnica, de género e orientação sexual.