PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


ES Antero de Quental


Exposição de motivos
No ano em que celebramos os 50 anos da Revolução de Abril, há que repensar o sistema educativo do nosso país. Será que os valores de Abril são respeitados nas escolas? De algum modo, sim, mas ainda há muito a fazer para garantir uma educação plural e participativa.
Abril trouxe-nos liberdade, direitos e deveres; trouxe-nos a liberdade de expressão e a oportunidade de sermos cidadãos ativos com uma voz de mudança; trouxe-nos o direito de nos manifestarmos e de sermos ouvidos.
Dito isto, propomos dar espaço a momentos de intervenção dos delegados de turma nas reuniões intercalares. Desta forma, as vozes dos alunos seriam ouvidas, efetivamente, tornando a escola mais participativa. Por outro lado, queremos que o Estado entenda, de forma inequívoca, a importância da educação para um futuro participativo, proativo e culto, onde os jovens coloquem, como primeira escolha, permanecer no seu país. Assim, propomos reivindicar um maior investimento público na educação, através de manifestações onde participariam alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais. É imperativo valorizar o sistema educativo português através de diversas frentes, como a modernização das degradadas infraestruturas das escolas, o investimento em equipamentos tecnológicos e outros materiais em falta, e também a dignificação das carreiras docentes e não docentes através da atribuição de salários justos, à semelhança do que acontece noutros países europeus. Por fim, pretendemos que seja criado um exame de Português que apenas incida sobre os domínios da leitura e da escrita. Este exame serviria para conclusão do ensino secundário, enquanto o modelo de exame atual passaria a existir apenas como prova de ingresso no ensino superior. Deste modo, todos realizariam um destes exames, compactuando com a recém introduzida obrigatoriedade do exame de Português. Acreditamos que estas propostas são de fácil implementação e, por isso, um bom começo para o vasto caminho a percorrer na urgente reforma da educação no nosso país.


Medidas Propostas
  1. Proporcionar momentos de intervenção dos delegados de turma nas reuniões intercalares de conselho de turma.
  2. Pugnar pelo aumento do financiamento público destinado à educação, através de ações conjuntas.
  3. Rever o plano dos Exames Nacionais, introduzindo um exame de Português exclusivamente para conclusão.