PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EBS 2,3 /S Bento Rodrigues


Exposição de motivos
A primeira medida visa, sobretudo, a criação de um novo paradigma de escola, com um horário reduzido (só manhã, por exemplo), com menos disciplinas e menos horas letivas, que dê aos alunos mais tempo para estudarem em casa, mas, também, para poderem ser crianças e jovens com tempo para se dedicarem a atividades desportivas, lúdicas e recreativas.
A segunda medida procura dar oportunidade aos alunos, e respetivos encarregados de educação, a opção de escolherem o seu próprio percurso educativo, sem terem de ficar amarrados a um modelo estereotipado e nem sempre adequado às ambições e desejos dos discentes.
A terceira medida procura ir ao encontro de um modelo de ensino e aprendizagem menos rígido e formatado do que o tradicional, apostando numa formação descontraída, baseada na experiência, na descoberta, e na testagem de papéis.


Medidas Propostas
  1. Redução da carga horária letiva, nas escolas.
  2. Alargar, no ensino secundário, as condições já existentes para a realização de um percurso formativo próprio, permitindo a existência de cursos com uma matriz curricular totalmente livre.
  3. Implementar, nas escolas, um modelo de educação que permita aos alunos a substituição de algumas disciplinas por atividades em clubes escolares.