PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Alves Martins, Viseu


Exposição de motivos
Quando falamos em democracia, falamos inevitavelmente de conhecimento. A sociedade atual, caracterizada, então, como uma sociedade de conhecimento, está ancorada em plataformas de inovação e requer dos cidadãos múltiplas formas de intervenção. Assim, conhecer e agir no paradigma social exige características fundadoras de uma cidadania democrática.
Deste modo, falar de Abril e promover a literacia política parecem ser pilares fulcrais para um desenvolvimento humano igualitário e intrínsecos na ideia de harmonia. Cabe, portanto, às escolas, enquanto instituições de domínio informativo, garantir o acesso ao conhecimento democrático.
Nesse sentido, a Escola Secundária Alves Martins, visa, através das suas medidas, mostrar os valores de Abril a todos os membros das comunidades escolares e, consequentemente, da sociedade.


Medidas Propostas
  1. Visitas dos alunos do 12º ano à Assembleia da República, por concelho, com custos associados ao Estado e em cooperação com o IPDJ, consoante as vagas da AR.
  2. Criação de um fórum debate sobre o 25 de Abril, inserido no âmbito de cidadania e desenvolvimento, que vise refletir sobre o impacto hodierno da revolução dos cravos, possibilitando aos alunos um melhor entendimento do panorama político do país e promovendo a literacia política.
  3. Criação de uma semana Cultural inserida no calendário escolar do Ministério da Educação que vise a partilha da realidade histórico cultural de todos os membros da comunidade escolar.