PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu
Exposição de motivos
Num mundo que evolui a passos largos, a democracia não pode ser apenas um capítulo da História, mas um compromisso contínuo. No epicentro desse compromisso está a educação, uma chama que o 25 de abril acendeu, mas que precisa de ser constantemente alimentada.A nossa visão é clara: uma escola que não transmita apenas conhecimento, mas que cultiva o espírito crítico e fomenta a participação ativa dos jovens na vivência democrática.
Por estes motivos apresentamos um conjunto de medidas que procuram fazer da escola um ambiente promotor da democratização da sociedade.
Medidas Propostas
- Reformulação de disciplinas essenciais (Filosofia, História e Geografia), introduzindo mais debates e momentos de reflexão, promovendo, assim, a lecionação de literacia política e financeira, no básico e no secundário, reforçando a educação para a cidadania.
- Implementar nas escolas conselhos de estudantes com poder decisório e com assento nas autarquias.
- Criação de um serviço ‘online’ gratuito que disponibiliza informação política em linguagem acessível, gerido por uma equipa constituída por representantes de diferentes forças políticas, assegurando a transparência da tradução.