PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu


Exposição de motivos
Num mundo que evolui a passos largos, a democracia não pode ser apenas um capítulo da História, mas um compromisso contínuo. No epicentro desse compromisso está a educação, uma chama que o 25 de abril acendeu, mas que precisa de ser constantemente alimentada.
A nossa visão é clara: uma escola que não transmita apenas conhecimento, mas que cultiva o espírito crítico e fomenta a participação ativa dos jovens na vivência democrática.
Por estes motivos apresentamos um conjunto de medidas que procuram fazer da escola um ambiente promotor da democratização da sociedade.


Medidas Propostas
  1. Reformulação de disciplinas essenciais (Filosofia, História e Geografia), introduzindo mais debates e momentos de reflexão, promovendo, assim, a lecionação de literacia política e financeira, no básico e no secundário, reforçando a educação para a cidadania.
  2. Implementar nas escolas conselhos de estudantes com poder decisório e com assento nas autarquias.
  3. Criação de um serviço ‘online’ gratuito que disponibiliza informação política em linguagem acessível, gerido por uma equipa constituída por representantes de diferentes forças políticas, assegurando a transparência da tradução.