PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Molelos, Tondela


Exposição de motivos
O tema proposto pelo Programa do Parlamento dos Jovens veio ao encontro do tema/problema definido pela nossa escola para reflexão durante o ano letivo. tema esse aglutinador da estratégia de educação para a cidadania no presente ano letivo - comemoração dos 50 anos do 25 de abril. A componente de cidadania é transversal ao currículo do ensino secundário e com a discussão desta temática foi possível explanar os domínios dos direitos humanos, inclusão, multiculturalidade e participação democrática. Falar de participação dos alunos na vida da escola é uma preocupação nossa diária. Tivemos sempre preocupação de desconstruir mitos, preconceitos e estereótipos face a essa participação dando visibilidade às suas propostas, quer em sede de conselho de turma, quer em órgãos institucionais como o Conselho Geral. As nossas medidas resultam deste trabalho colaborativo entre professores e alunos e resultam das dificuldades sentidas no quotidiano escolar. Numa época em que todos os dias a escola acolhe alunos de diferentes países com múltiplas singularidades, a comemoração deste dia tem como objetivo incluir imigrantes e ultrapassar dificuldades de comunicação e preconceitos/estereótipos culturais.
Pretende-se, que este dia os nossos colegas imigrantes sejam os protagonistas e apresentem os seus padrões culturais diversos. Vivendo a angústia de um colega com trissomia 21 , consideramos que o sistema de ensino superior só incluiu jovens portadores de deficiências físicas e motoras, mas exclui os alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Propomos que à semelhança do ensino secundários haja currículos adaptados de nível do ensino superior a estes alunos através de currículo adaptado e supervisão de uma equipa multidisciplinar com formação própria ao nível da educação especial que acompanhe o percurso académico. Defendemos que esse currículo deveria ter um cariz mais prático e desenvolver competências para inserção na vida ativa. Por último, Propomos oferecer a possibilidade de realizar pequenos estágios antes do acesso ao ensino superior para que os alunos possam aprofundar os seus conhecimentos e reflitam sobre as diferentes saídas profissionais. Por outro lado, se os alunos definirem objetivos e metas profissionais precocemente, a sua motivação para o estudo aumenta e melhora o seu desempenho académico.


Medidas Propostas
  1. Assinalar o Dia da multiculturalidade: 21 de maio, dia da diversidade.
  2. Inclusão no ensino superior de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual.
  3. Programa de Estágios profissionais no ensino secundário para os alunos dos cursos científico- humanísticos.