PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de São Pedro do Sul


Exposição de motivos
O 25 de Abril trouxe-nos a liberdade e a esperança para um futuro melhor. Estes novos direitos proporcionaram-nos um maior dever de cidadania, que atualmente está meio "adormecido" pela inércia da pouca participação cívica dos jovens e no seu envolvimento na sociedade civil. Esta geração vive numa sociedade revolucionária, em termos digitais, mas esqueceu-se do desenvolvimento humano, estando cada vez mais indiferente ao que se passa à sua volta e cada vez menos empáticos. É necessário uma nova revolução! Essa revolução deve nascer com o reconhecimento de que a educação é muito para além do espaço em sala de aula. É necessário uma educação muito mais aberta e plural, uma educação não-formal, desenvolvendo soft skills e valores humanos, imprescindíveis numa sociedade democrática e, cada vez mais multicultural. A educação não formal tem como objetivo resgatar, de forma efetiva, valores essenciais para a formação de cidadãos protagonistas de sua própria vida, trazendo para eles a prática da cidadania, apreensão social, profissionalização, reforço escolar, dimensão sociocultural, entre outros. Deste modo, consideramos importante o fomento da mesma, através da criação de um Plano Nacional com projetos como palestras, atividades, encontros de jovens, assembleias municipais da juventude mais ativas e sobretudo de forma apartidária em que todos possam dar o seu contributo, desenvolvendo gosto pela participação ativa na sociedade. Para uma escola plural e participativa é fulcral a interação entre outras escolas. Através da realização de debates, atividades e outras dinâmicas que promovam o espírito participativo dos jovens, que no futuro os fará jovens mais ativos enquanto cidadãos. Consideramos fundamental o apoio das associações, sejam elas locais, nacionais ou internacionais para uma melhor dinamização de projetos que solidifiquem a educação não-formal e contrariem a apatia dos jovens perante o que passa à sua volta. Encontros de jovens promovidos por entidades locais e nacionais, como por exemplo o CNJ, o IPDJ e a Ready to Help Viseu, serão uma mais valia para promover uma interação entre alunos de diferentes escolas, permitindo uma troca de ideias e experiências diferentes, enriquecendo, assim, o espírito de iniciativa e crítico que estimula uma proatividade. Encontros de jovens promovidos por entidades internacionais abrem portas à promoção dos valores europeus. Assim, nos próximos 50 anos de liberdade que se seguem, o desafio de desenvolvimento e cooperação mantêm-se e reforçam-se. Com o explicitado anteriormente, acreditamos na valorização do papel da escola, com a sua atividade extracurricular, e na valorização da voz dos jovens dentro da política local, como forma de potenciar uma geração mais ativa e dinâmica. Somos a geração Z, nativos digitais, nadamos nas redes sociais e outras plataformas online. Somos a geração com mais anos de escolaridade, só nos falta uma revolução para pôr as nossas ideias em ação.


Medidas Propostas
  1. Alteração do regime jurídico dos Conselhos Municipais da Juventude, reforçando o seu papel.
  2. Criação do Plano Nacional de Projetos Escolares, que promova a educação não formal.
  3. Fomento de projetos inter-escolas em colaboração com associações locais, nacionais e internacionais, com obrigatoriedade mínima de um projeto por ano letivo.